OrangeWays: a baratinha do Leste Europeu

Se você quer viajar pelo Leste Europeu, minha dica é a OrangeWays. A OrangeWays é uma companhia de ônibus low cost húngara que surgiu em 2007 para concorrer com as companhias aéreas low cost.

180990_200774096603892_133191243362178_894399_8020643_n

Os países do Leste Europeu que OrangeWays atende são: Hungria, Croácia, Eslováquia, Romênia, Polônia e República Tcheca. Também é possível fazer algumas conexões até o Leste Europeu a partir de Berlim, de algumas cidades austríacas e ainda nesse ano eles pretendem incluir Amsterdã no itinerário. Eles estão crescendo bastante, mas não sei até que ponto é bom viajar longas distâncias de ônibus. Ali dentro do Leste Europeu, ok. As viagens duram, em média, 3 ou 4h e para nós, que já estamos acostumados com tudo longe aqui no Brasil, sabemos que 4h dentro de um ônibus vale a pena porque se fosse fazer o mesmo trajeto de trem poderia até chegar um pouco mais rápido, mas seria muito mais caro e pra fazer de avião seria pior ainda, porque teria que contar os deslocamentos até os aeroportos e o tempo de check-in.

Eu viajei com a OrangeWays de Viena até Budapeste e paguei 27€ ida e volta, com taxas. A viagem durou 2h50 e o serviço deles é excelente e se o objetivo deles era mesmo concorrer com as companhias aéreas, acho que estão cumprindo bem o seu papel.

Os ônibus são bastante confortáveis, possuem ar condicionado, bancos de couro, comissários de bordo, jornais e revistas, TV, fones de ouvido e serviço de bordo com bebidas quentes (by the way, que delícia de chocolate quente) de graça. Para bebidas frias, é necessário pagar, mas os preços não são abusivos.

No quesito preço ela não conquistou tanto meu coração quanto a Megabus, pois as passagens possuem um preço fixo, não importa se você quiser comprar um mês ou 2 dias antes da data da viagem, mas mesmo assim vale bastante a pena. Está mais do que aprovada e indicada!

UPDATE: para quem não conhece o funcionamento das companhias low cost, sugiro ler os comentários para que não aconteça como aconteceu com uma leitora. Low cost é bom, mas se você quiser usar, tem que estar disposto a fazer alguns sacrifícios.

 

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.