Otranto, a cidade no sul da Itália que deveria estar no seu roteiro

otranto sul da itália

Acho que esse post merece ser começado com uma foto bem apelativa como essa aí. Otranto, se você nunca sequer ouvir falar, deveria estar no seu roteirinho pelo sul da Itália. Pela cor da água, pela tranquilidade, pela história e ruínas antigas, eu voto sim!!

Otranto está nessa região maravilhosa da Puglia, lá no salto da bota. Não é, nem de longe, um destino muito visitado por brasileiros como as famosinhas Veneza, Roma e Firenze, mas deveria. Na verdade não só Otranto, mas todas as praias que fazem parte dessa região. (talvez em uma viagem não dê pra fazer tudo o que gostaria, eu não consegui e tive que escolher uma praia só no roteiro).

Fica a 46km pro sul de Lecce, a cidade âncora mais próxima pra visita. De Bari, a praia está a 200km, já é mais longe e, mesmo tendo trem para levar, igualmente terá que parar em Lecce e de lá pegar um ônibus. Quando fui, saímos de Lecce com um ônibus super fácil. Na volta quase perdemos o horário e aí sim seria complicado, pois não tem tantos horários de saída de lá. Então fique atento a isso apenas.

Uma opção interessante é ficar hospedado em Otranto alguns dias, e de lá sair para os passeios nas outras praias da região. A cidade em si, tem 76km² e cerca de 5 mil habitantes. Ela pertence a uma rede das cidades mais bonitas da Itália. Ok, já convenceu não?

otranto italia

Otranto, assim como toda cidade italiana, tem um centro histórico muito bonitinho, cheio de ruelas, lojas, mini restaurantes e sorveterias, claro. A vista lá de cima é maravilhosa, porque dá pra ver tudo no meio às águas azuis e transparentes.

otranto

Lá, você vai encontrar diversas pequenas praias, e nelas tem sempre os lidos, que é tipo uma área reservada e que para ficar ali você precisa alugar as cadeiras e o guarda-sol. Não é nada excessivamente caro, e paga-se por dia. Os preços variam um pouco, mas uma espreguiçadeira sai em torno de 4-5 euros pelo dia todo. É bem em conta e não precisa se preocupar em levar a sua, do hotel ou sei lá. Acho que vale a pena sim.

otranto

Por ali tem vários passeios passando por grutas e levando a mais e mais praias. Munilo D’Acqua é uma delas, mas não visitei porque na época não tinha $$ pra pagar tantos passeios (eu estava em uma viagem de 15 dias pelo sul da Itália quase todo e era estudante, já sabe né), mas a base de preço dos passeios é de 10 euros.

Outras paradas são Torre del Orso, Porto Miggiano, Marina Sierra e a Torre di  Sant’Andrea, sendo esta última de entrada gratuita. É tudo muito tranquilo, super vazio se comparado a Capri, cheíssima de turistas!

otranto

Toda a região é super explorável, e a melhor forma de passear por tudo é estando de carro. Diferente de Roma e Napoli, é bem mais ok dirigir por ali, e em todos os lugares tem estacionamento disponível com preços aprazíveis, de até 2 euros.

otranto

Mais do sul da Itália:

- Uma parada em Bari, no sul da Itália

Gran Caffè Saicaf, confeitaria tradicional em Bari

Alberobello, uma cidade imperdível na Puglia

Um dia em Lecce, sul da Itália

Napoli: o guia turístico

Napoli e o caos

Museu Arqueológico de Napoli

Amalfi, para passar a tarde na Costa Amalfitana

Grotta dello Smeraldo

Sorrento

Como são as ruínas de Pompéia

Minha visita à ilha de Capri

Comentários

comments

Leave a Reply