Ouro Preto

Sempre quis conhecer Ouro Preto e as outras cidades históricas mineiras, e depois de um longo período de espera, fui pra lá ano passado! Depois eu vou falar mais sobre as outras cidades e da viagem em si, porque foi um pacote diferente e tal.

Achei a cidade uma gracinha, como diria nossa amiga Hebe, os mineiros super simpáticos e as ladeiras infinitas! As muitas igrejas são indescritíveis, os trabalhos em madeira de cada uma delas, o ouro, as riquezas… incontáveis. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980.

Estivemos na Nossa Senhora do Carmo, na São Francisco de Paula, na Santa Efigênia e na Matriz Nossa Senhora do Pilar. Além dessas três, dá pra visitar mais 14 igrejas! Imagina, uma mini cidade com 68 mil habitantes. E todas são cheias de significados e muitas com peças especiais da história do Brasil.

Fomos ao Museu Escola de Minas, antigo palácio dos governadores, e hoje abriga vários museus dentro: mineralogia, ciência e técnica, metalurgia, historia natural e o museu astronômico. Cuidado com os horários pra visitação, a casa funciona apenas até as 17h!

Também fomos ao Museu da Inconfidência. Muito legal e conta toda a história do Estado e do Brasil. Tem vários documentos da época da Inconfidência e também obras de Aleijadinho. O bilhete custa em torno de R$ 6, e este museu funciona até as 18h. É o maior prédio da praça central, e o museu Escola de Minas que falei logo acima, fica posicionado logo em frente, no começo da praça.

Quem puder, vá até o Pico do Itacolomi. Leva 4h pra subir, mais ou menos, mas a vista é linda, dá pra ver Ouro Preto e Mariana!

Lá em Ouro Preto, tem bastante feirinha e lojinhas de artesanato. O que mais tem por lá são as pedras preciosas. O preço não é muito diferente do que aqui, mas até vale a pena comprar alguma coisinha lá só pra ter aquele ar de “lembrança de viagem”. Hahaha. Tem também bastante coisa em pedra sabão, tudo o que é tipo de coisa no material, dá pra encontrar por lá.

Eu comprei umas caixinhas entalhadas bonitééérrimas, mas vou falar sobre elas em outro post mais em breve. Aguardem.

* Quando for até a cidade, seja legal com você mesmo e coloque um sapato confortável e leve bastante água. O clima é muito quente e as ladeiras são colossais! Dá até um frio na barriga de ver (eu pelo menos, gelei):

Comentários

comments

4 Comments on Ouro Preto

  1. beto
    10 de maio de 2010 at 22:03 (8 anos ago)

    O mais legal do Pico do Itacolomi é que ele parece um vulcão!
    =)

    Responder
  2. dragons of atlantis heirs of the dragon hack
    16 de março de 2014 at 5:39 (4 anos ago)

    After exploring a handful of the articles on your blog, I seriously appreciate your way of writing a
    blog. I bookmarked it to my bookmark site list and will be checking
    back in the near future. Take a look at my web site too and let me know your
    opinion.

    Responder

2Pingbacks & Trackbacks on Ouro Preto

Leave a Reply