Papel ecológico feito com cocô de elefante

Você sabia que é possível fazer papel com o escremento do elefante? Pra quem é ligado em coisas ecos e sustentáveis já deve ter ouvido falar. Mas se pra você é novidade, veja só que processo curioso e bacana.

No Sri Lanka, onde visitei um orfanato de elefantes, eles também contribuem para a produção desse papel mega ecológico. Os elefantes comem basicamente plantas que contém muita fibra. Essas fibras não são completamente digeridas pelos elefantes, que descarregam toneladas de fezes por mês. Como o papel é feito de fibras vegetais, nada mais esperto do que aproveitar o resto que fica no cocô do bicho, não?

Eles primeiro coletam as fezes, lavam e depois fervem para matar as bactérias e separar, digamos bem grosseiramente, a merda da fibra! Depois eles secam e produzem o papel.

Além de papel eles fazem também artesanato, como esse elefante da foto ali embaixo produzido a partir dessa fibra. Eles mostraram que o objeto fica tão resistente que você pode subir em cima dele e não quebra. Queria ter comprado um desses, mas não tinha mais dinheiro nem cartão.

Vários bloquinhos e diversas coisas fofas feitas com o papel ecológico.

Comentários

comments

Leave a Reply