Passeio pelo Estreito de Bósforo

O Estreito de Bósforo. Vocês lembram dele? Com certeza se você não é ligado em História (tipo eu que sou péssima pra essas coisas) não vai lembrar muito bem quem é ele, mas eu te ajudo a refrescar a memória pra esse post.

Esse é aquele estreito que liga o Mar Negro ao Mar Mármara, aqueeele que delimita o continente europeu do asiático na Turquia. Aquele com 30km de extensão e larguras entre 300 e 500m. Lembrou?

bósforo

Uma curiosidade sobre o nome dele: o nome significa “passagem do boi” e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue (?) enviada por Hera, ciumenta. (fonte: Wikipedia)

História a parte, fomos passear por ele. Hoje em dia a coisa é toda moderna, tem pontes ligando os dois lados e estão construindo mais uma. As margens são muito povoadas, assim como Istambul toda, e tem vários palácios interessantes pra ver no caminho.

bósforo

Tem vários lugares e empresas que te levam pra esse passeio. Nós pegamos perto da Ponte de Gálata, bem “turisticamente” fácil de chegar. Tem diversos tipos, tem os de 1h, tem de 2h, tem de dia todo com parada pro almoço…

Eu fiz o de 1h e achei que foi mais do que suficiente. Aliás, eu acho que esse é um passeio lindo pra fazer no verão, que dá pra ficar do lado de fora e ver melhor tudo que tem no caminho, no inverno acho meio #fail porque não tem como ficar do lado de fora. Aí é meio ruim pra fotos e tal.

bósforo

Nós estávamos com guia, então foi ótimo porque ele foi mostrando todos os prédios, contando um pouco sobre e tudo o mais. Pra quem vai por conta, sugiro fortemente pegar o áudio guia (não é caro) pra poder ter essas explicações e saber pra onde olhar e fotografar.

bósforo

Pra quem vai no verão, recomendo chegar com antecedência pra pegar bons lugares na parte externa, a concorrência é forte. O barco tem banheiro e tem mini lanchonete. É bastante confortável, eu diria.

No caminho passamos por muitos palácios do Império Otomano e vários deles podem ser visitados, mas tem dias e horários meio restritos.

Outros posts sobre a Turquia:

– Turquia; dicas práticas de turismo

Posts de Istambul

– Roteiro Istambul para 2 dias de inverno

– Como são as estradas na Turquia

Ankara e o Mausoléu de Ataturk

– Capadocia: dicas práticas de turismo

- As cidades subterrâneas da Capadocia

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

– O museu a céu aberto de Goreme

– Tudo o que você precisa saber sobre os tapetes turcos e como trazer pra casa

Show de danças turcas na Capadócia

– Museu Mevlana e os Dervixes em Konya

- Kervansaray

– Pamukkale e as piscinas de calcário

A Casa da Virgem Maria

Éfeso, a segunda maior cidade do Império Romano

– Bursa, parada estratégica com muito frio!

Cerâmicas turcas

O que comprar na Turquia

– Turquia: Sugestão de roteiro

Comentários

comments

Leave a Reply