Passeio de BMW em Munique

Se você não gosta de carros, veja pela Arquitetura.

Se você não gosta de Arquitetura, veja pelos carros.

Se você gosta de carro e de Arquitetura, melhor ainda!

Me acompanhem em uma visita (não tão rápida) ao complexo da BMW em Munique, na Alemanha.

O complexo é formado por 3 edifícios interligados: BMW Welt, BMW Museum e BMW Werk.

museu bmw munique

BMW Welt, é o edifício “mundo”, a concessionária. Criado pelos arquitetos da Coop Himmelb(l)au, foi o que me motivou a ir até lá. É absurdamente maravilhoso! A arquitetura moderna, leve e cheia de vidro abre o prédio para o seu entorno e cria uma conexão com os outros 2 edifícios do complexo. O conceito é um furacão e uma nuvem. Olha como parece mesmo.

museu bmw munique

O edifício é utilizado para eventos, reuniões, entrega de carros aos colecionadores, relacionamento com o cliente, apresentações de produtos… tem também gastronomia, loja de presentes da marca, enfim, coisa de gente chique, só não é mais chique porque a entrada é franca e é cheio de pobre tirando foto dentro do carros. Inveja porque eu não tirei foto nos carros e depois me arrependi.

museu bmw munique museu bmw munique museu BMW museu bmw munique

BMW Museum é o museu da BMW, com toda a história, carros antigos, motocicletas, motores, processos de produção e uma arquitetura divina também. Dessa vez o culpado foi Karl Schwanzer. Essa é a vista aérea do museu. (Confesso que roubei essa foto da internet porque infelizmente não tive a $oportunidade$ de fazer um passeio de helicóptero por lá).

museu bmw munique

Por fora a estrutura é pesada, mas por dentro é tudo muito clean, leve e cheio de rampas. O trajeto dentro do museu tem cerca de 1km e você nunca entende como vai passar por todas aquelas rampas e quando percebe já está lá, nem sabe direito como chegou e não lembra como passou nas anteriores.

museu bmw munique

museu bmw munique

museu bmw munique

museu bmw munique

A exposição tem bastante interatividade e é tudo muito bonito mesmo. Logo na entrada do museu existe uma escultura cinética com várias esferas metálicas presas por cabos que vão se movimentando aparentemente de maneira aleatória, mas no final formam a silhueta de um carro da marca. Tentei colocar o vídeo aqui, mas era um pouco grande e não deu, então quem quiser ver essa maravilha, clica AQUI. Vou fazer pergunta no final do post pra saber quem assistiu, heim. Mentira.

No final fica mais ou menos assim (eu tirei a foto um pouquinho antes do grand finale):

museu bmw munique

Legal, né?!

Na sequência você vai vendo carros e motocicletas antigas. Um mais lindo que o outro.

museu bmw munique

Ainda existe uma outra parte do museu com exposições temporárias e justamente no dia que eu fui tinha exposição de maquetes de obras de arquitetos famosos.

O ingresso para visitar a exposição total (BMW + temporária) custa€12, mas assim como tudo na Alemanha, se você fizer a visita em um grupo de 5 ou mais pessoas, o valor cai para €9. O horário de funcionamento é das 10h às 18h e fecha na segunda-feira.

O último edifício, o BMW Werk, é a sede da empresa. Eu não tenho certeza se é possível visitar, pois não tive tempo de tentar entrar, mas pelo que eu andei pesquisando na internet, parece que é possível fazer visitas agendadas em grupos, mas não me pareceu ser pra turista e sim para estudantes alemães ou algo do tipo.

museu bmw munique

Eu amei muito esse lugar! Fica perto do Olympiapark e todos os caminhos levam até lá.

Espero que tenham gostado do passeio.

Comentários

comments

4 Comments on Passeio de BMW em Munique

  1. Luis
    16 de fevereiro de 2012 at 23:43 (6 anos ago)

    Fantástico hein Mariana, não imaginava que era bacana assim. Valeu a dica para minhas próximas trips.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      17 de fevereiro de 2012 at 5:47 (6 anos ago)

      Que bom que gostou! Vale muito a pena visitar lá mesmo. Eu também não sabia que era tão legal, até chegar lá.
      hehehe

      Responder

2Pingbacks & Trackbacks on Passeio de BMW em Munique

  1. Sobre viajar sozinha | FINESTRINO
    2 de setembro de 2011 at 9:35 (6 anos ago)

    […] quer exatamente, tipo essa aqui eu eu pedi para tirar uma foto minha na frente do edifício da BMW e o cara simplesmente deu um zoom em mim. E o edifício? […]

    Responder

Leave a Reply