Projeto Peixe Boi

Eu adoro ajudar, conhecer e ajudar projetos legais que cuidam do meio ambiente ou dos bichos. Acho que é um trabalho muito digno e sempre incentivo que o pessoal visite esses lugares, que normalmente tem poucos recursos e dificuldade para continuarem o trabalho.

Quando fui pra Recife, alugamos um carro para visitar regiões vizinhas, e um dos lugares da minha lista era a Ilha de Itamaracá. E o que tem lá? Lá tem o Projeto Peixe Boi.

Na internet é bem dificil achar informações de lá. Eu só descobri o lugar porque um amigo comentou comigo. Fui procurar infos de como chegar, preços e etc, e só encontrei sites desatualizados (inclusive dizendo que a entrada era gratuita, e já não é mais). Só consegui descobrir melhor sobre o projeto quando cheguei no aeroporto, fui no balcão de informacões e consegui vários mapas. Aí perguntei para o atendente e ele soube me explicar direitinho.

O Projeto Peixe Boi fica na ilha, que está a cerca de 1h30 de Recife. Digo 1h30 porque não é só chegar na ilha e pronto. Itamaracá é grande e para chegar em alguns pontos é preciso fazer uma voooolta enorme. Eu postei aqui sobre o Forte Orange já, e o Projeto Peixe Boi fica logo do lado, então já visita os dois pontos bem facilmente.

O local fica aberto até as 16h só, então cuide com o horário. A entrada custa R$ 10 (tem meia entrada) e a visita é rapidinha. A coisa é que antes esse projeto tinha auxílio da Petrobrás e agora não tem mais, por isso a entrada passou a ser cobrada e as coisas lá estão meio capengas.

museu projeto peixe boi

O espaço é grande, mas um pouco mau cuidado. Na parte debaixo tem um pequeno museu com esqueletos de alguns animais marinhos, do lado de fora tem um cinema com vídeo sobre os peixes-boi (não vi porque já tinha começado e ia demorar pra recomeçar) e um esqueleto de uma baleia Cachalote encontrada na região.

esqueleto baleia cachalote projeto peixe boi

projeto peixe boi esqueleto baleia cachalote

Na parte de cima ficam os tanques. Os peixes-boi são separados em fêmeas e machos e já aviso, a água é muito suja. Não é por falta de limpeza, é porque eles cagam muito mesmo! Hahaha sério, eu perguntei pra guia do lugar o que eram as sujeiras ali da água e ela confirmou: coco. E contou que limpam todo dia, mas não rende. Cada tanque tem 6/8 bichos e aí já viu…

projeto peixe boi

É difícil ver e fotografar os peixes bois. Eles sobem e mergulham muito rápido!

Os bichos são bem cuidados lá, mas é uma pena que o Projeto esteja meio largado. Esse é mais um motivo pra eu incentivar quem vai pra lá, visitar o complexo. Assim ajudamos de alguma forma, né?

projeto peixe boi itamaracá

Comentários

comments

Leave a Reply