Blogs na Estrada: Rendeiras de bilro

Hoje o post não tem título de “vídeo de sábado”, mas tem vídeo também… aliás, dois vídeos! É o novo episódio do Blogs na Estrada, falando da técnica de renda de bilro.

Não sei vocês, mas eu não sabia que tinha renda com esse nome e muito menos tinha visto como faz a tal renda de bilro. Na viagem que fizemos do projeto Blog na Estrada pra Floripa, pudemos conhecer essa técnica linda e muito bacana.

Esse tipo de renda é feito em cima de uma almofada que fica em cima de uma base de madeira. É em cima disso que as rendeiras fazem o trabalho. Bilro é o nome desse tipo de cone de madeira onde elas enrolam os fios. Dá pra ver na foto:

Para acompanhar o desenho, é colocado um cartão com o esquema para elas irem seguindo. A renda começa a aparecer quando os bilros começam a ser trançados. É muito difícil explicar o processo, o legal mesmo é ver o video completo com a técnica:

O mais impressionante é que a técnica, passada de mãe pra filha, é tão delicada e perfeita, que dependendo do tamanho da toalha, elas podem levar até um mês para serem confeccionadas.

É um trabalho muito minucioso e lindo de se ver. Ótima opção para trazer pra casa depois da viagem, além de que ajuda as rendeiras, é claro. ;)

Participaram da 1º edição do Blogs na Estrada que ocorreu entre 24 e 26 de maio de 2013:

Anna Martinelli (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (TipTrip Viagens).

Blogueiros convidados: Clarissa e Omar do Viagem e Viagens.

A organização das atividades contou com o apoio do Visite Floripa. A produção dos vídeos foi feita pela Lamp.

Comentários

comments

Leave a Reply