Restaurante Lagundri: uma orgia gastronômica

Conhecer, descobrir e redescobrir restaurantes novos e diferentes é um dos meus exercícios favoritos em Curitiba. Essa cidade me enche de orgulho com tantas boas opções gastronômicas.

Um dos restaurantes que estava na minha lista para conhecer há tempos era o Lagundri, especializado em comidas do sudeste asiático, então no dia do meu aniversário resolvi jantar lá. Me desculpem as fotos do celular e da câmera compacta, mas fico com vergonha fotografar os restaurantes e depois acabo me arrependendo porque sempre quero postar e indicar quando gosto do lugar. Prometo me empenhar mais nisso daqui pra frente 😉

restaurante lagundri sudeste asiático

Primeira dica para quem quiser conhecer o Lagundri: faça reserva. Como era dia de semana, acabamos deixando a reserva para a última hora achando que não estaria lotado, mas só restavam duas opções para o nosso jantar: o lounge, com mesinhas baixas com almofadas para sentar no chão ou as mesas gastronômicas, que são, literalmente, ao lado da cozinha. Resolvi tentar algo diferente e escolhi o lounge, mas não teve jeito, não me adaptei à sentar no chão e tivemos que trocar para as mesas gastronômicas. O que parecia não ser uma boa ideia, acabou sendo a melhor opção de mesa do restaurante, especialmente para pessoas curiosas feito eu.

lagundri restaurante asiático curitibaComo disse, as mesas gastronômicas ficam ao lado da cozinha, então é possível ver todo o preparo da comida, além de encher o chef de perguntas sobre os pratos. E isso fez toda a diferença na nossa experiência no Lagundri.

cozinha lagundri

O chef que estava no comando da cozinha era o Thom, um simpático neozelandês que mora no Brasil há oito anos e nos atendeu muito bem!

A segunda dica então é: se você quer aprender sobre os pratos e sobre a cultura dos países, sente na mesa ao lado da cozinha, bata um papo com o chef e enriqueça o seu jantar. Aceite as sugestões dos garçons também e esteja disposto a encarar a orgia gastronômica que estará por vir.

Doce com salgado com pimenta com amargo. Tudo junto e misturado. A culinária do sudeste asiático é uma grande mistura de sabores e texturas. Eu adoro essas combinações que parecem malucas, mas que, no fundo, são muito bem elaboradas.

Como eu sou vegetariana, minhas opções são um pouco mais limitadas, mas mesmo assim muito ricas em sabores. De entrada pedimos “Olhos da Serpente” e “Os Monges das Montanhas”. Adoro esses nomes doidos também! O primeiro é uma trouxinha de porco, frango, siri, aipo, coentro e molho de ostras e o segundo é tipo uma casquinha com três cogumelos e parmesão.

entradas lagundri

Perguntamos para o chef até sobre a flor que decorava o prato e ele disse: “tudo que tem no prato é comestível”, então comemos a flor também!

Como prato principal eu pedi arroz frito com legumes e castanhas e a minha mãe e o meu namorado pediram curry. Todo mundo amou a comida e todo mundo quer voltar outro dia pra experimentar as outras coisas.

comida asiática curitiba

Para fechar com chave de ouro, vamos falar das sobremesas. As sobremesas não são tão doces quanto às sobremesas brasileiras. Aqui, as sobremesas servem mais como complemento e finalização da refeição mesmo. Eles também tem as opções de sobremesas mais comuns ao nosso paladar, mas eu acho que para a experiência gastronômica ser completa ela tem que ir do início ao fim fiel à culinária do local, então pedimos Mamuang Khao Niaw, que é um arroz doce tailandês com manga e Thai Banana Soup, que é uma sopa de banana com leite de coco, capim limão e curry madras.

sobremesas restaurante lagundri

O arroz é mais bonito do que gostoso e a sopa é mais gostosa do que bonita. O arroz achei normal, valeu experimentar, mas não preciso comer novamente. Já a sopa de banana, eu amei!!! O sorvete era de gergelim. Pode até parecer estranho, mas é bom demais. Eu amo gergelim. Gergelim pra mim é tipo um ingrediente mágico das comidas. Tudo fica bom com gergelim.

Agora vamos aos valores do jantar: os preços variam bastante conforme o prato escolhido, mas o Lagundri está na média dos mesmos restaurantes da categoria, ou seja, o custo é de cerca de R$100,00 por pessoa para entrada, prato principal e sobremesa.

O restaurante tem também o Menu Banquete com um valor fixo por pessoa e bebidas à parte. Nesse menu eles servem todos os pratos em porções reduzidas para que você possa experimentar de tudo um pouco. O Menu Banquete parece que é servido apenas com reserva, então é bom se informar direitinho antes. Eu acho que esse tipo de menu degustação é sempre uma boa opção para conhecer a culinária de outro país, daí fica mais fácil saber do que gosta para poder pedir na próxima visita.

O Lagundri fica na Rua Saldanha Marinho, 1061 e as reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3232 7758.

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.