Roteiro de final de semana: Vila Velha, Castrolanda e Tibagi

Depois da nossa viagem pelo Paraná e com as fotos que postamos nas redes sociais (Face e Instagram – oi segue lá!), pessoal tá se animando pra conhecer mais do Estado, e a gente veio aqui montar mais um roteiro de final de semana perto de Curitiba. Já teve um aqui, que era Witmarsum, Carambeí e Castrolanda. Hoje montamos outra opção pra curtir o final de semana: Vila Velha, Castrolanda e Tibagi.

DIA 01 – VILA VELHA E CASTROLANDA

A gente já falou de Vila Velha aqui e também aqui com todas as informações técnicas. É um complexo natural de pedras esculpidas pelo vento que fica em Ponta Grossa. Saindo de Curitiba, são cerca de 90km, um total de 1h e pouco de viagem. A estrada é boa, mas tem 2 pedágios.

Você pode sair pela manhã, passear tranquilo – sempre com sapatos confortáveis porque né, é parque – e seguir para Castro para almoço e Castrolanda.

De Vila Velha para Castro são mais 66km, uma viagem rapidinha. Sugiro almoçar ali ou ainda, se quiser pode almoçar em Ponta Grossa mesmo, depende da sua fome, hehe. No Parque de Vila Velha não tem opções, só uma lanchonete.

vila velha

Depois do almoço, siga para Castrolanda. Falamos do lugar aqui, e é um passeio bem tranquilo também. Não precisa dispor de muitas horas, não é cansativo nem nada.

roteiro de final de semana castrolanda

Se você quiser, ou só puder passear um dia, pode encerrar por aqui e voltar pra Curitiba. Voltar outro dia para Tibagi, por exemplo. Mas caso possa ficar para o roteiro de final de semana completo, indico continuar a viagem no sábado mesmo para Tibagi e dormir por lá de uma vez. Assim já “economiza” estrada no domingo de manhã e pode aproveitar melhor. Entre Castro e Tibagi são mais 60km.

DIA 02 – TIBAGI

Em Tibagi tem muitos passeios de aventura pra fazer. Tem o rafting, o passeio no Cânion Guartelá, tem bóia cross, tem rapel, tem outras muitas trilhas. A maioria das pessoas sai de Curitiba pra passar o dia e fazer rafting + cânion, que são 2 grandes estrelas de lá. Eu ainda não fiz o rapel lá (tenho medo ainda, fiz um pequeno em Prudentópolis e sofri) e o bóia cross eles estavam querendo mudar de rio, então não sei como está certinho, então vou indicar o que é diversão certa e pra todas as idades: rafting e cânion.

O cânion fica aberto o dia todo, é gratuito e o passeio leva 2h-2h30, depende do seu ritmo e das suas paradas pra fotos. O rafting tem alguns horários específicos, mas tem nos dois períodos do dia. Eu indicaria fazer primeiro o cânion, porque cansa um pouco mais, e depois o rafting que é mais refrescante.

roteio de final de semana tibagi

Outro motivo pra essa sequência é que depois do rafting você pode tomar banho e trocar de roupa e já voltar limpinho pra casa. Se fizer ao contrário, rafting e depois cânion, vai tomar banho/trocar de roupa e nos cânions ainda vai suar ou se molhar nos panelões de novo pra depois pegar a estrada.

roteiro de final de semana tibagi

Depois dos passeios você ainda pode dar uma voltinha no centro da cidade que tem alguns prédios antigos bacanas e voltar pra Curitiba.

roteiro de final de semana tibagi

O total rodado nessa viagem são 220km cada trecho mais ou menos. Aqui embaixo o mapinha para esse roteiro de final de semana:

Comentários

comments

Leave a Reply