Roteiro pelo México em 15 dias

Só pra dar uma variada nos posts da viagem de carro, resolvi fazer mais um roteiro aqui. Percebi que faz quase 4 anos que fui pra lá, viajei por 13 cidades/vilarejos em 18 dias e não tinha postado um roteiro pelo México ainda! E digo: o México vale muito a pena. É barato pra viajar, tem coisas incríveis e o povo é muito bacana. Não tem porque não ir.

Na minha viagem conheci várias pequenas cidades – que é o legal de viajar pelo México – e em algumas fiz bate-volta de carro com amigos e outras foi com ônibus. Bom dizer que sim, o país é bem grande e os voos domésticos são como aqui, meio caros. Por isso fiz tudo de ônibus noturno.

Como sempre, vou escrever aqui a sequência que eu fiz e minha sugestões, aí quem quiser faz ao contrário, muda a ordem e faz como achar melhor.

Guadalajara

Essa foi a primeira que conheci. Tenho vários amigos lá e fui para o aniversário de um deles, por isso a escolha de chegar em Guadalajara. O voo faz escala em Cidade do México de qualquer jeito, ok?

A cidade é grande, mas não tem tantas atrações turísticas para ter que ficar muitos dias. O que é legal de fazer é ficar ancorado ali e sair para cidades vizinhas para passar o dia. Você pode contar 2 dias em Guada e aí sair para conhecer os arredores.

Ajijic

Essa cidade praiana fica mais ou menos 1h de Guadalajara indo de carro. Tem ônibus local também, mas toma mais tempo, claro. Como é pequenininha você pode até visitá-la junto com a próxima cidade do roteiro, ou apenas aproveitar pra relaxar.

Ajijic é bem tranquila e tem muitos aposentados morando lá, inclusive muitos são americanos e canadenses.

Tlaquepaque

Outra cidade bem próxima à Guadalajara, e n minha opinião, muito mais gostosa que Ajijic. Dependendo dos dias que tiver disponível, e se tiver que escolher, diria pra ir para esta cidade e tirar Ajijic.

Pra falar a verdade adorei Tlaquepaque, achei linda, com uma feirinha gostosa, lojas e resturantes bacanas.

Tequila

É isso mesmo, a tequila é tão importante que tem uma cidade só dela. E é isso mesmo sim, lá ficam as destilarias e o barato da visita é ir conhecê-las. São várias opções, várias marcas, preços e passeios.

roteiro méxico

Dá pra passar o dia tomando tequila e conhecendo a história do México. Achei muito legal parar aqui e aconselho ir de ônibus (é perto de Guadalajara também e o ônibus é baratíssimo) porque vão beber.

Até aqui, dá para contar 4 dias ancorado em Guadalajara, sendo 2 na capital e mais 2 visitando a redondeza. Estou contando Ajijic e Tlaquepaque no mesmo dia já.

Cidade do México

Depois desses dias em Guadalajara, fui direto pra Cidade do México. Fomos de ônibus mesmo, são cerca de 7h e você pode pegar o noturno e ainda economizar uma noite de hotel (#dica).

roteiro méxico

A cidade é muito louca, enorme-gigantesca e vai precisar de uns 3 dias para percorrê-la bem. Não é nada “vai a pé ali e ali”, não dá, é muito grande mesmo. Você pode adicionar mais dias aqui e visitar as redondezas também, porque tem ruínas maias ali perto também.

Como não fui em nenhuma ali perto, não posso indicar aqui, mas fica a sugestão. Contando com os 3 dias aqui, foram 7 dias de viagem já.

Oaxaca

Saindo de Cidade do México, pegamos outro ônibus até Oaxaca. O trajeto é longo, são 7h30 de viagem e também pode escolher a viagem noturna pra aproveitar o tempo. A cidade é uma graça e você pode colocar 3 dias ancorado aqui, assim passeia pela região, no Monte Albán (principal atração) e na cidade.

É tudo pequenininho, não adianta se estender muito, sabe? Pra quem gosta muito de turismo ecológico, tem várias cachoeiras e trilhas na região, se for do seu gosto, dá uma procurada nos passeios alternativos.

El Tule + Teotitlan + Mitla + Hierve el Agua

Esses são passeios de 1 dia. São pequenas vilas com um pouco de história e cultura. Esse é um tour que você compra fechado lá mesmo, em Oaxaca. Tem vários, é só escolher o que melhor te agrada.

Em El Tule paramos para ver uma árvore com o tronco mais grosso do mundo; em Teotitlan visitamos uma pequena tecelagem típica mexicana, com toda a explicação de como são feitos os tapetes e tecidos; em Mitla mais ruínas maias e isso é sempre legal; e em Hierve el Agua pudemos conhecer um das cachoeiras da região.

roteiro méxico

Valeu a pena pegar o tour, já que nessa região é perigoso dirigir sozinho.

Coyotepec

Coyotepec é uma cidade super pequena, sem nada, só com o melhor artesanato de barro negro do México. É aqui que você vai encontrar mais opções e preço bem atrativo. Você pode ir de manhã pra lá, comprar e voltar para passear em Oaxaca!

roteiro méxico

Até aqui estamos em 10 dias de viagem. Ainda tem coisa pra conhecer antes de voltar.

San Cristobal de Las Casas

De Oaxaca até San Cristobal o trajeto é tenso: são 11h de ônibus em estradas cheias de curvas. Passei muito mal nessa viagem e recomendo uso de remédios fortemente, vide este post.

Essa cidade é MUITO gracinha, e mesmo chegando acabada na cidade e com toda a chuva que pegamos, adorei logo de cara. É muito charmosa e vale a parada.

roteiro méxico

Assim como Oaxaca, tem muito turismo ecológico e de aventura por ali e você pode querer ficar mais dias por aqui. Eu fiquei apenas 2: um para conhecer a cidade (que é bem pequena) e outro fui visitar um canion abaixo de chuva!

Cañon del Sumidero

O Canion é uma das principais atrações da região e lá mesmo em San Cristobal é possível comprar o passeio. Tem várias agências locais, então não se preocupe que vai ter vaga.

Primeiro tem uma pequena viagem de ônibus até o canion e então pega-se um barco para conhecer por dentro. É fantástico, lindíssimo mesmo abaixo de chuva.

roteiro méxico

Na volta ainda passamos em outra cidadezinha para souvenires e almoço. Ou seja, de repente dá pra por mais um passeio depois desse ainda.

Até agora, 12 dias de viagem na contagem.

Palenque

Minha última parada foi cidade de Palenque, cerca de 5h de San Cristobal. A cidade em si é bem feia, o que vale a visita são as ruínas maias de mesmo nome. São incríveis e você pode passar o dia no parque/museu, tudo super bem cuidado e preservado.

No dia seguinte pode fazer mais passeios naturais, visitando cachoeiras e trilhas. O México tem muito disso, muitas belezas naturais e se você gosta desse tipo de turismo, é bom ir pra ficar um tempaço lá!

roteiro méxico

Pelas contas deram total de 14 dias até agora, em um ritmo aproveitando o máximo esse roteiro pelo México. Como vai ter que voltar para Cidade do México para voltar pra casa, aproveite par ficar mais uns dias ali e descansar depois de tantas horas de ônibus e passeios. Foi isso que fiz, fiquei mais 2 dias em DF antes de voltar. Nos 18 dias conto também 1 de ida e 1 de volta, porque são dias normalmente perdidos de viagem, lembre disso.

Para você planejar melhor, eu fiz um Quanto Custa México abrangendo as mesmas cidades desse roteiro pelo México. Com os dois posts juntos, você pode planejar sua viagem numa boa!

Outros roteiros de viagem:

- Como montar um roteiro

- Lima: 2 dias

- Manaus: 4 dias bem aproveitados

- Turquia: roteiro pelo país

- Istambul: 2 dias de inverno

- Lisboa

- NY

- Viagem de carro por Brasil, Argentina e Uruguai

- 7 roteiros em San Isidro

- Litoral do Paraná

- Portugal: roteiro pelo país

- Califórnia: roteiro pelo estado

- Itália: roteiro pelo país

- Colômbia

- Buenos Aires

Comentários

comments

4 Comments on Roteiro pelo México em 15 dias

  1. joao carlos
    25 de agosto de 2014 at 10:53 (3 anos ago)

    Otimas sugestoes mas nao recomendo passar a noite num onibus para no dia seguinte visitar uma cidade nova. É muito cansativo e o que é belo torna-se MENOS belo!

    Responder
  2. Ariadne
    29 de janeiro de 2017 at 21:51 (10 meses ago)

    Adorei as dicas!! Você está de parabéns! O post vai me ajudar muito a programar minha viagem ao México. Só fiquei com uma dúvida: andei lendo que a melhor cia de ônibus é a ADO. Pois bem, as passagens de ônibus vc comprou na hora ou com antecedência pela internet? Pretendo economizar o máximo possível e, de repente, se comprar com antecedência fica mais barato. Você saberia me informar a respeito disso?

    Um grande abraço.

    Responder
    • Anna
      Anna
      30 de janeiro de 2017 at 8:06 (10 meses ago)

      Oi Ariadne!

      Então, a gente foi comprando meio na hora ou tipo 1 dia antes mesmo.
      Eu não sei beeem como funciona certinho todo o trâmite, pois estava viajando com um amigo mexicano e aí ele se encarregava de ver isso. Até porque entendia melhor e tudo. Então não sei te dizer exatamente se os preços são mais baixos se comprado antes.
      De qualquer forma eu achei tudo muito barato lá! A cotação é favorável o REAL.

      Beijos!

      Responder

Leave a Reply