Roteiro por Portugal em 11 dias

Estive 2x em Portugal. Na primeira foi uma viagem mais rápida de 4 dias enquanto morava lá na Itália, e por isso fomos para Porto com passeios para Guimarães e Braga. Na segunda viagem, tive mais tempo e pude fazer a parte sul e uma pulo até Coimbra.

Pra montar uma viagem bem completa aqui, vou juntar as minhas duas viagens, porque dá tranquilamente para aliar tudo. Vou montar o roteiro por Portugal, com 11 dias começando por Lisboa e terminando em Porto, mas dá pra fazer o contrário também.

Lisboa

Lisboa é uma cidade incrível e que tem muita coisa pra ver (já postei bastantão por aqui). Aqui é bom reservar uns 4 dias para conhecer a cidade e passear tranquilo ok? Tem o melhor aquário que já visitei, tem bons museus, tem muita história nas ruas, ótimos restaurantes e a cidade é gostosa mesmo.

Portugal roteiro

A melhor parte de começar em Lisboa é que de lá dá pra seguir pra um montão de cidades e voltar a noite pra dormir, sem aquela lenga-lenga de fazer mala, desfazer mala, fazer check-in todo dia, etc. Como é capital, de lá saem passeios turísticos bem bacanas e dá tranquilo pra conhecer muitas coisas.

Sintra

A cidade é uma fofurinha! Cheia de castelos e fácil pra chegar saindo de Lisboa. Na Estação do carmo tem um trenzinho que vai pra lá (parada final dele) e custa cerca de 2 euros.

Portugal roteiro

Peguei muita chuva nessa viagem. Todas as fotos estão cinzas e molhadas!

Sintra dá para passar os dias, visitando os castelos e tudo o mais. Cada castelo é cobrado a parte, mas vale bem a pena, principalmente se for verão.

Cascais

Essa é outra cidade moleza de chegar. Dá pra ir com transporte público (ônibus) da cidade mesmo.

É uma cidade de litoral e dá pra passar a tarde também. Não precisa sair cedão pra ir e tal, mas reserve algumas horas por lá com certeza.

Até então, temos 6 dias de roteiro, sendo 4 em Lisboa, 1 em Cascais e 1 em Sintra. Você pode alternar também, ficar 2 dias em Lisboa, no outro viaja, depois fica em Lisboa e viaja de volta. Tudo é possível porque tem trem todo dia e são viagens bem rápidas.

Fátima, Nazaré e Óbidos – com parada no Mosteiro da Batalha

Essas são cidades próximas e de fácil acesso também. Fátima é famosa pelos roteiros religiosos e não tem muito mais que ver. Nazaré é super pequena, mas tem uma vista linda do mirante. É fácil chegar lá de ônibus, mas nessas três do dia acho mais esquema pegar um pequeno passeio turístico, pois assim vai direto ao ponto que interessa ao invés de parar na rodoviária e ter que se achar.

Portugal roteiro

Foto do alto do penhasco que tem em Nazaré

Óbidos é uma cidade LINDA e bem antiga, toda murada. Definitivamente é melhor pegar com um guia ou então, se estiver de carro por Portugal, é mais fácil.

Portugal roteiro

No caminho de tudo, faça a parada no Mosteiro da Batalha. É absurdo de bonito e é uma parada rápida de uns 30 minutos. É uma antiga igreja e nem todo mundo visita. A entrada é gratuita, a não ser que queira fazer alguns tours dentro do mosteiro.

Portugal roteiro

Reserve 1 dia para todas essas cidades se sair por volta das 9h. Dá tempo tranquilo de passear por todas e conhecer bem. Saindo de Lisboa, a sequência de paradas é Fátima-Nazaré-Mosteiro-Óbidos.

Coimbra

A cidade fica mais ao centro de Portugal e seria ideal deixar um dia apenas para ela. Tem trem diário saindo e custa cerca de 12 euros cada trecho. Eu comprei meus bilhetes na hora e foi bem tranquilo.

A viagem dura 1h30 mais ou menos e a estação central é perto do centro. Como Coimbra é uma cidade universitária, vai encontrar vários jovens por lá e prepare-se: tem muitas subidas!

Portugal roteiro

Lá tem bons restaurantes e bastante loja legal além de bons museus e prédios históricos universitários beeeem lindos. Dá para ir cedo e voltar no fim da tarde sem problemas também.

Até então está tudo tranquilo né? Porque dá pra ficar fazendo bate-voltas pra Lisboa. Ainda fica mais barato pagar o trem de volta do que hospedagem em hotel. E mais fácil (eu acho) do que ficar se deslocando com malas.

Até agora foram 8 dias de viagem. Tá vendo como dá pra fazer muita coisa por lá? É tudo pertinho e fácil.

Porto

Agora sim é a hora de trazer as malas e mudar de lado! Assim como Lisboa, Porto é um novo point pra ficar. Tem bastante coisa pra ver na cidade e é legal fazer tudo a pé, assim dá pra ver cada cantinho dela.

Portugal roteiro

Pode considerar 2 dias e meio para Porto (se quiser até mais, mas estou dando uma opção mais básica pra quem não pode fazer férias gigantes). Mas com esse tempo já dá pra percorrer bem a cidade e sentar de bobeira em alguns lugares, ir a praia de boa.

O trem de Lisboa a Porto é mais demorado, claro. São quase 3h de viagem se for de ônibus, então melhor sair de manhã cedo para aproveitar bem o dia ainda. A passagem custa quase metade do que de trem. Claro, o trem é mais rápido também.

Guimarães e Braga

Como já mencionei acima, quando fui a Portugal pela 1ª vez visitei essas duas cidades. É muito fácil chegar até elas também, tem trem toda hora e custam pouquíssimo, tipo 3 euros. É pá-pum e por isso dá para colocar as duas no mesmo dia se você quiser.

Portugal roteiro

Guimarães é muito muito legal e eu gostei muito. Quem sabe, se puder, fique 1 dia só nela e outro para Braga. Eu tinha pouco tempo e fiz ambas em 1 dia só e pra piorar quando chegamos em Braga, maior chuva! =(

Aqui você que sabe, se faz no mesmo dia ou não dependendo do seu tempo. Até agora a viagem fecharia em 11/12 dias (sempre lembre de contar um pouco mais para os trechos aéreos né, porque a gente perde um tempão nisso!).

Acho que deu pra formatar um roteiro super completo, de cabo a rabo em Portugal. É claro que quanto mais tempo puder ficar, melhor. Mas sei que nem sempre dá pra ficar tanto tempo nos lugares que queremos. Assim pelo menos fica uma viagem bem boa nas principais cidades!

E outra coisa bem importante, sempre que for fazer uma viagem fora do país, é necessário ter um seguro viagem. Aqui você pode consultar diversas seguradoras e escolher a melhor opção para sua viagem. E quer melhorar? Utilize o cupom BLOGFINESTRINO5 e ainda ganhe 5% de desconto. 

Outros roteiros de viagem:

- Como montar um roteiro

- Lima: 2 dias

- Manaus: 4 dias bem aproveitados

- Turquia: roteiro pelo país

- Istambul: 2 dias de inverno

- Lisboa

- NY

- Viagem de carro por Brasil, Argentina e Uruguai

- 7 roteiros em San Isidro

- México

- Litoral do Paraná

- Califórnia: roteiro pelo estado

- Itália: roteiro pelo país

- Colômbia

- Buenos Aires

Comentários

comments

57 Comments on Roteiro por Portugal em 11 dias

    • Anna
      Anna
      20 de setembro de 2013 at 8:39 (4 anos ago)

      Que bommmm! Obrigada!

      Responder
  1. Jose Gustavo
    24 de setembro de 2013 at 18:29 (4 anos ago)

    Oi Anna,

    Parabéns pelo post de Portugal, já estive lá 3 vezes, e confirmo tudo o que você disse. Só uma ressalva, os ônibus Lisboa-Porto demoram 3:30 a 3:50 pra fazer a viagem, então não é quase o mesmo tempo que o trem. Além disso, é menos da metade do preço, e tem de hora em hora. Saudade de lá, hehe! Abraços!

    Responder
    • Anna
      Anna
      24 de setembro de 2013 at 18:53 (4 anos ago)

      Bacana, vou atualizar! ;)

      Responder
  2. Thais
    25 de setembro de 2013 at 11:54 (4 anos ago)

    Olá Anna!
    Vi que seu blog foi recomendado no site da Bóia e gostei bastante! Vou começar a frequentar mais vezes ;)
    Estou indo à Portugal agora em dezembro (mesma época que você foi) e ficarei 6 noites em Lisboa e 3 em Porto (bem semelhante ao tempo que você ficou). Farei exatamente como você mesma disse, usarei essas cidades como “base” para dormir e conseguir visitar as outras em diversos bate-voltas!
    Até lá, vou lendo atenciosamente os seus diversos posts sobre as cidades que você visitou (exatamente as mesmas que eu tinha interesse em conhecer) e já consigo prever que as dicas citadas por você serão muito úteis na minha próxima aventura!!
    Beijão e parabéns pelo blog!

    Thais :)

    Responder
    • Anna
      Anna
      25 de setembro de 2013 at 14:34 (4 anos ago)

      Oi Thaís!

      Que bom que gostou das sugestões.
      Acho que vai amar tudo por lá, Portugal é muito legal mesmo.

      Depois me conta o que achou tá?

      Beijo!

      Responder
  3. Sérgio
    16 de novembro de 2013 at 22:15 (4 anos ago)

    Olá Anna,
    Vou a Portugal entre agosto e novembro. Poderia me sugerir qual é o melhor mês no que tange a frio e chuva.
    Chegarei do Rio de Janeiro pelo Porto e por isso utilizarei seu roteiro restabelecendo hotel lá e também em Lisboa porém irei embora por Faro. Tem alguma dica para visitar ao redor da cidade de Faro nos Algarves?
    Obrigado.

    Responder
    • Anna
      Anna
      17 de novembro de 2013 at 14:42 (4 anos ago)

      Olá Sergio.
      A melhor época é no verão entre maio e setembro… mas como o clima anda meio maluco, é sempre bom dar uma conferida antes. A gente sabe que as estações não estão mais tão certinhas.

      Não conheço a região de Faro, então não sei te indicar o que visitar por ali. =(

      Até mais,
      Anna.

      Responder
    • Marcus Costa
      18 de agosto de 2014 at 23:39 (3 anos ago)

      Como já havia comentado, sem dúvida o grande point do Algarve é Vila Moura.
      Se o dinheiro não for problema fique por lá.
      Como tudo é mais caro em Vila Moura, vale a pena curtir o dia e principalmente a noite na Marina e depois dormir em Albufeira que fica a 15 minutos de carro.

      Responder
  4. Milzo
    20 de novembro de 2013 at 5:35 (4 anos ago)

    Obrigado pelas dicas. Penso em visitar Portugal em abril do ano que vem. Você não poderia elencar restaurantes e hotéis? Forte abraço.

    Responder
    • Anna
      Anna
      20 de novembro de 2013 at 7:57 (4 anos ago)

      Bom dia Milzo.

      Os restaurantes que posso indicar estão aqui: http://wp.me/p1dlxU-13U
      Hotéis não tenho como, pois fiquei na casa de amigos.

      Até mais,
      Anna.

      Responder
      • Milzo
        26 de fevereiro de 2014 at 5:36 (4 anos ago)

        Muito grato!

        Responder
  5. Vania
    15 de janeiro de 2014 at 11:23 (4 anos ago)

    Olá Ana,

    Irei a Lisboa em abril e gastaria de saber o que funciona no domingo de Páscoa e no feriado de 25 de abril. Assim, como costuma ser esses feriados? Qual é a dinâmica do comércio?
    Desde Já agradeço as informações.

    Responder
    • Anna
      Anna
      15 de janeiro de 2014 at 11:26 (4 anos ago)

      Olá Vania.

      Infelizmente não sei te dizer pois nunca estive em Lisboa nessa época.
      Minha experiência com a Itália nessa época é que as coisas fecham como aqui no feriado. É feriado católico e são 2 países bem católicos, então eu não contaria com comércio funcionando normalmente. =D

      Responder
      • Vania
        15 de janeiro de 2014 at 14:07 (4 anos ago)

        Obrigada! Mais uma coisinha… Na sua opinião seria mais interessante visitar TOMAR ou ÉVORA?
        :)

        Responder
        • Anna
          Anna
          15 de janeiro de 2014 at 14:31 (4 anos ago)

          Acho que Évora é mais legalzinha!

          Responder
          • Vania
            15 de janeiro de 2014 at 23:16 (4 anos ago)

            Muito obrigada!! Encontrei informações muito interessantes aqui. Agora fiquei um pouco desanimada… Você saberia dizer se chove muito no mês de abril em Portugal? :(

            Responder
            • Anna
              Anna
              16 de janeiro de 2014 at 8:11 (4 anos ago)

              Que bom Vania!

              Não sei te dizer, mas sabe, quando fui em dezembro e em outubro pra Portugal peguei muita chuva.
              De fato atrapalha um pouco mas não deixei de fazer nada. O que sempre SEMPRE faço é levar um guarda chuva na mala. Pra garantir. E olha que dezembro é um frio do cão né?
              Abril se chover não estará mais tão frio pelo menos!
              De repente dá uma olhada nesses sites de clima… tipo sei lá “clima portugal” algo assim uns dias antes de ir. =D

              Responder
  6. Rosa
    31 de janeiro de 2014 at 9:22 (4 anos ago)

    Olá Anna, gostei muito de seu roteiro de 11 dias, vou em Março sabe se esta muito frio? Pretendo seguir seu roteiro. Tenho 15 dias para andar em Portugal, sabe se dá tempo de incluir Lamego e ir ao Tras os Montes (conhecer as origens da familia) sabe se dá tempo? é muito distante do Porto? tem trem ou unibus pra lá? Grata.

    Responder
    • Anna
      Anna
      31 de janeiro de 2014 at 13:50 (4 anos ago)

      Olá Rosa!

      Bem, este roteiro está bem fechado com essas cidades em questão. Se quiser adicionar mais, terá que aumentar os dias de estadia.
      Em março ainda é frio, não tanto quando agora, mas ainda frio sim.
      Não conheci as cidades em questão, então não sei te informar sobre tempo/distância/transporte pra lá.
      Dá uma olhada nesse site que tem os ônibus do país com tarifa, horários e tempo de viagem: http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=87cbd5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

      Beijo,
      Anna.

      Responder
  7. Emilia
    6 de fevereiro de 2014 at 15:00 (4 anos ago)

    Olá, Anna!!!
    Iremos a Portugal em junho e pretendemos alugar um carro para fazer os passeios sugeridos. É uma boa idéia ou o transporte coletivo é mais rápido???? Obrigada!
    Emilia

    Responder
    • Anna
      Anna
      6 de fevereiro de 2014 at 16:11 (4 anos ago)

      É uma boa ideia também Emilia!

      Só de repente compare os preços do aluguel + gasolina + pedágio e preço dos ônibus.
      As vezes é melhor ir com transporte público se a diferença de tempo não for tão grande =D E ainda não se preocupa com estrada e trajetos e leis de trânsito.
      Beijos.

      Responder
  8. Renata
    21 de março de 2014 at 10:03 (4 anos ago)

    Oi Ana!
    Adorei suas dicas, estou começando a me planejar para viajar em setembro. Você tem algumas dicas de hotel?
    Abraço,

    Renata

    Responder
    • Anna
      Anna
      21 de março de 2014 at 10:49 (4 anos ago)

      Oi Renata!

      De hotel não tenho pra te indicar, pois sempre fiquei na casa de amigos em Portugal =D
      Por que você não tenta quem sabe locar um apê (tem sido uma boa opção isso) ou ainda Couchsurfing, que a gente fica na casa das pessoas de graça e sempre é uma experiência bem legal.

      Beijo!

      Responder
      • Thais
        21 de março de 2014 at 11:16 (4 anos ago)

        Olá Anna e Renata

        Eu fiz um comentário há alguns meses atrás (antes de viajar p/ Lisboa) e agora que já voltei, posso dar uma dica do hotel onde fiquei. Ele se chama HF Fênix Garden, muito bem localizado com metrô logo em frente, pois o hotel está localizado em frente à Praça Marquês de Pombal. Gostei da localização porque não está nem tão na “muvuca” do centro, mas ao mesmo tempo está próximo o bastante para conseguir ir à pé (coloque um sapato confortável pq é uma caminhada, mas nada absurdo). O quarto é bem confortável, café da manhã gostoso… enfim, a minha experiência foi agradável! Um bom custo-benefício! :) Espero tê-la ajudado!

        Responder
        • Renata
          21 de março de 2014 at 13:13 (4 anos ago)

          Oi Thaís!

          Eu vi este hotel, coloquei na lista de opções. Essa região do Parque é a melhor mesmo pra se ficar, né?!

          Valeu pela dica!
          Bjs

          Responder
        • Anna
          Anna
          21 de março de 2014 at 15:34 (4 anos ago)

          Oi Thais!

          Obrigada por complementar e dividir essa experiência e dica aqui com a gente!! =D

          Responder
      • Renata
        21 de março de 2014 at 13:12 (4 anos ago)

        Oi Anna !
        Obrigada pela dica!
        Eu vou com minha mãe e avó. É melhor um hotel pra gente.

        Beijo

        Responder
  9. Cristina
    5 de abril de 2014 at 17:14 (4 anos ago)

    Olá Anna,
    Estou em Lisboa, tenho utilizado o roteiro que você fez e está excelente!
    Quanto ao mês de abril em Portugal, há aqui um ditado muito pertinente sobre o tempo: “em abril chuvas 1000″… Fica a dica

    Responder
    • Anna
      Anna
      6 de abril de 2014 at 21:23 (4 anos ago)

      Oi Cristina!!
      Que bom que está usando nossa sugestão de roteiro!
      E putz, viajar com chuva = um sacoooo!

      Boa sorte aí e segura esse guarda chuva.

      Beijooos!

      Responder
    • Vania
      7 de abril de 2014 at 6:35 (4 anos ago)

      OI Cristina,

      Está chovendo muito? E o frio? Mesmo assim dá para aproveitar bastante, não? Aproveite!!!

      Abs

      Responder
  10. Fernanda
    18 de abril de 2014 at 21:55 (4 anos ago)

    Olá Anna, tudo bem? Eu vou à Portugal e tentarei seguir seu roteiro, com algumas mudanças. Voce tem como me indicar quanto gastarei nesses 11 dias com acomodação, transporte e alimentação? Quanto à passagem, pretendo usar minhas milhas.
    Abs.

    Responder
    • Anna
      Anna
      19 de abril de 2014 at 21:38 (4 anos ago)

      Oi Fernanda.

      Isso é bem variável. Depende de onde ficará, onde vai comer, etc. Eu fui pra Portugal já faz algum tempo e também os preços variam.
      Neste post fiz uma pequena relação dos meus gastos em Lisboa: http://wp.me/p1dlxU-2MZ

      Nele conto com a passagem, mas fiquei na casa de um amigo, então economizei aí.
      De qualquer forma acho que já ajuda nos teus cálculos.

      Beijos!

      Responder
  11. Vanderlei
    23 de abril de 2014 at 21:29 (4 anos ago)

    Olá Fernanda, estou indo p Lisboa daqui 20 dias, será a primeira viagem fora do Brasil da minha esposa. Eu já morei 5 anos em Lisboa há 10 anos. Adorei seu roteiro e praticamente vou repetir o q vc fez. Vamos ficar 7 dias em PT e meu receio é não aproveitar tudo. Meu objetivo é rever os amigos, aproveitar bem Lisboa e viajar pelo país todo. Planejo ficar uns 4 dias em Lisboa e arredores e depois alugar um carro e viajar pelo país. Tem alguma dica p não deixar nada sem ser visto?
    Obrigado!

    Responder
  12. Vanessa
    6 de maio de 2014 at 14:29 (4 anos ago)

    Oie Anna,

    Sou apaixonada por Eça de Queiroz e estou querendo conhecer os lugares que ele descreve em seus livros. Setembro é um bom mês para isso?
    Obrigada

    Responder
  13. Cristina Maria
    26 de maio de 2014 at 16:55 (3 anos ago)

    Oi Anna. Adorei seu roteiro, vou a Europa pela primeira vez com meu marido em Agosto, gostaria de visitar porto, indo pela manhã e voltando fim de tarde, início de noite, acho que nesse caso trem seria melhor. Deixo para fazer de carro as cidades mais próximas. Será que é muito maluco fazer isso em um dia, ou melhor deixar para nossa segunda visita.
    Adorei suas dicas e roteiro vou tentar montar meu roteiro baseado no seu.
    Obrigada

    Responder
    • Anna
      Anna
      26 de maio de 2014 at 17:02 (3 anos ago)

      Oi Cristina!

      Vou ser bem sincera, você não vai conseguir ver tudo de Porto em um dia, mas é sempre válido né?
      Quem sabe aproveita pra ver o que acha e se curtir muito, marca outra viagem!

      Trem vai ser mais rápido sim, melhor =D

      Até mais!
      *depois me conta o que achou.

      Responder
      • Cristina Maria
        26 de maio de 2014 at 19:20 (3 anos ago)

        Oi
        Obrigada
        Por responder.
        Também andei pesquisando e apesar de ter ideia de fazer as cidades históricas próxima de carro. vi que de transporte pode ser muito interessante, estamos pensando em fazer Sintra, Obidos, Caiscais/Estprio e agora descobri Nazaré, como uma ótima opção também. A ideia é ficar ficar de 04 a 12 de agosto em Lisboa e depois Espanha. Usando uma cidade dos arredores como Segovia, para hospedagem e ir a Madri para os passeios, será uma boa?
        Gratíssima
        Cristina

        Responder
        • Anna
          Anna
          27 de maio de 2014 at 8:41 (3 anos ago)

          Oi Cristina!

          Acho que está boa a sua ideia sim.
          Os trens são bem fáceis e rapidos mesmo, além de não ter que se preocupar com estrada e leis e tal né?

          Acho que você vai gostar bastante da viagem!!

          Responder
  14. Vera Azevedo
    18 de junho de 2014 at 19:56 (3 anos ago)

    Oi Ana,
    Adorei suas dicas, Estou sonhando conhecer Portugal no ano que vem. O roteiro que vc apresentou é mais ou menos o que eu havia sonhado. Muito obrigada por dividir conosco! Depois que voltar eu posto minhas impressões.

    Responder
    • Anna
      Anna
      18 de junho de 2014 at 20:15 (3 anos ago)

      Legal Vera!
      Depois volta pra contar mesmo, certeza você vai adorar lá.

      Beijos.

      Responder
  15. António Rigor
    21 de junho de 2014 at 18:25 (3 anos ago)

    Como português, vou tentar fazer para vocês um retracto m pouco mais pormenorizado do meu país. Portugal é um país minúsculo, mas com uma história e contrastes de fazer inveja aos maiores. Por isso Lisboa não é uma amostra justa do que é Portugal e de como são os portugueses. Em Portugal é comum a paisagem mudar constantemente. Em 30 km pode ser levado a pensar que está noutro país, tais são os contrastes.Para terem uma ideia aqui a maioria das cidades não chega sequer a 50.000 habitantes, como a cidade onde eu moro chamada de Póvoa de Varzim.Lisboa é a capital, mas que de forma alguma dá para terem uma ideia verdadeira de Portugal. Aliás a zona norte é bem mais histórica que a zona centro e Sul. No norte, há paragens obrigatórias como Braga, uma das primeiras cidades portuguesas e com inúmeros pontos de interesse como Bom Jesus, Santuário Sameiro, igrejas, museus, Guimarães – o magnífico castelo entre outros, afinal foi o berço de Portugal. Na região tem ainda o Parque nacional Peneda Gerês que importa conhecer, no mínimo deslumbrante. Tem ainda Ponte de Lima (ai o queijo limiano…) Barcelos e mais junto à costa Viana do Castelo e Esposende. Na costa Douro Litoral famosa pelas praias de águas ricas em iodo, começamos pela Póvoa de Varzim (aconselho Monte de S. Felix e o Casino da Póvoa), Matosinhos. E claro não podem deixar de visitar a magnífica cidade do Porto e as zonas ribeirinhas do Porto e as caves de vinho do porto na margem sul, em Vila Nova de Gaia. Estas regiões que atrás referi são o Minho e o Douro Litoral, sem dúvida onde a gastronomia é rainha em Portugal e onde também a terra nos dá os melhores produtos agrícolas. No interior norte tem inúmeros pontos de interesse como Chaves, Bragança ou Mirandela. Região muito conhecida pela qualidade dos seus enchidos e zona de boa cereja em Maio. E se for curioso poderá visitar Vidago onde as nascentes produzem água natural gaseificada – algo enigmático. Mais a baixo e ainda no interior temos a zona vinícola do Douro. Onde além do berço do Vinho do Porto, se produz um dos melhores maduros tintos do Mundo – vão por mim. Nesta região a paisagem é arrepiante de tão bela e única, sendo pois património da humanidade. Voltando ao litoral, abaixo do Porto temos a surpreendente Veneza de Portugal, ou seja a cidade de Aveiro, conhecida também pela terra dos ovos moles – um doce típico. Um pouco mais abaixo em direcção ao sul entramos na zona da bairrada, zona de Espumante (tipo champagne – para mim um bom espumante pode ser ainda melhor!) além do leitão à bairrada, uma espécie de porco pequeno assado de forma especial. E para mim também é nesta zona que existe o melhor pão. Ainda na zona terá oportunidade de disfrutar das termas da Cúria ou beber uma das melhores águas do Mundo, senão a melhor – Água do Luso pois claro! E não esquecer ainda o majestoso palácio do Bussaco. Paralelamente, mas 100km para o interior começa a região da serra da Estrela. Aqui, além da Serra propriamente dita, vale a pena conhecer Viseu e Guarda. Além de que a meu ver os serranos são a gente que melhor sabe acolher em Portugal, gente simples mas muito afável. Preparem-se para encontrar um sotaque bem diferente e com traços de galego – mãe da língua de Camões. A nível gastronómico destaque para o famoso queijo da Serra. Voltando atrás pela zona de Aveiro temos logo a seguir a emblemática cidade dos Estudantes, a velha e imponente Coimbra. Aqui pare para conhecer o Portugal dos pequeninhos, que não é mais nem menos que miniaturas de replicas de monumentos e casas que representam Portugal. Na zona e imperdível é também Conímbriga, o melhor vestígio da civilização Romana por terras lusas. E de novo mais junto ao litoral poderemos encontrar as magníficas praias de Mira, Figueira da Foz e a vila piscatória da Nazaré, famosa pelas enormes ondas qie propiciam recordes no surf, ou ver a pegada do cavalo do diabo. Perto, a poucas dezenas de kms terá oportunidade de fazer um retiro Espiritual em Fátima no famoso santuário – um local divino, de fé, onde reza a história terá aparecido a Virgem Maria aos pastorinhos. E mais abaixo tem as grutas de Mira de Aire, depois o convento de Mafra, Mosteiro da Batalha e de Alcobaça, Leiria e Lourinhã onde tem um magnífico jardim de budas único na Europa. Se gosta de Dinossauros não perca também as jazidas de pegadas e fósseis de Dinossauros. Mais para o interior ainda no centro – sul é ponto obrigatório (mesmo) a medieval vila de Óbidos.Seguindo em direção a Sul e pelo Litoral encontramos a deslumbrante Sintra, seguida de Cascais e desaguando na Capital Lisboa.Atravessando para a margem sul pela Ponte 25 de Abril, dará de caras com Almada, onde encontrará magníficas praias da Costa da Caparica, além do Cristo Rei. (não tão belo quanto o do RJ, mas não perde nada). Kms abaixo tem Setúbal, famosa pelos seus peixes frescos e um delicioso vinho moscatel. Depois preparem-se para uma curta viagem de Ferryboat para ver mais uma pérola do nosso país (especialmente de Maio a Setembro) – refiro-me a Troia, uma pequena península. Apenas digo que vai perguntar-se se ainda estará mesmo em Portugal. Não me querendo tornar enfadonho vou referir ainda a região do Alentejo , famosa pelas planícies, pelo seu povo, pelo calor, pelas praias. No Alentejo é obrigatório visitar Elvas e a sua muralha, o Templo em Évora, a cidade de Beja, onde pontificam as casas pintadas de branco, etc Voltando ao litoral aconselho conhecer Vila Nova de Milfontes, as falésias na Zambujeira do Mar. Na região do Alentejo no Verão proteja-se do calor, pois é muito natural encontrar temperaturas a rondar os 40º durante o dia. Ainda no Alentejo encontrará o maior lago artificial da europa, a Barragem do Alqueva – vale bem a pena conhecer. Dizer ainda que o povo alentejano está para os portugueses assim como nós estamos para os brasileiros…burrinhos da Silva, não é mesmo?! Se gosta de vinho, o maduro tinto Alentejano rivaliza com o vinho da região Douro, ou seja é óptimo também! Além do vinho o pão alentejano é de comer e chorar por mais…e barato! Mais abaixo, logo depois do Alentejo ruma à região mais famosa de Portugal Continental, onde parte da classe média e alta da Europa escolhe para férias, falo pois do Algarve. Mas Algarve não é só praias e hotéis, é também diversão nocturna, laranjas, figos, etc. Aqui não deixe de conhecer Sagres, o ponto cardinal sudoeste mais extremo da Europa. Depois seguir a rota em direção a Vila Real de Santo António. Neste percurso de cerca de200 km, não deixe de observar as belas praias viradas a África. Comece em Lagos e faça um percurso pelas grutas escavadas em plena costa marítima. Dispense Portimão, avance para Armação de Pera, Albufeira. Nesta zona aconselho vivamente Vilamoura especialmente a Marina à noite – vai adorar. Prepare o seu inglês – vai precisar ! Depois esqueça Quarteira e avance para Faro, Olhão, Fuseta e Tavira e por fim Vila Real de Santo António. Bom, muito mais há a dizer de cada região, mas não serei a pessoa indicada. Do que me lembro falei, mas conheça você mesmo e aproveite estas dicas.

    Responder
    • Marcus Costa
      18 de agosto de 2014 at 23:36 (3 anos ago)

      Muito bom seu comentário.
      Uma ampla viagem por Portugal com dicas bastante objetivas. Nossa família está na Póvoa também, mas iniciaremos nosso trajeto por Lisboa onde temos familiares, assim como em Viseu.
      Gostaria apenas de destacar no Algarve, para aqueles que tem pouco tempo, o melhor de todos os lugares é Vila Moura, mas pelos altos preços de hospedagem curtam Vila Moura e durmam em Albufeira.
      Um grande abraço!

      Responder
  16. Izabelle Natal Munhós
    29 de julho de 2014 at 19:14 (3 anos ago)

    Oi, Anna
    Estive em Portugal em 2011 com minha irmã, adoramos o país e pretendo voltar agora em outubro com meu marido para 17 dias, gostei muito do seu roteiro, só não pretendo mais ir a Fátima, quero mais tempo em Porto para conhecer Aveiro, que conheci somente de passagem pois estávamos de carro e acabamos dando uma entradinha na cidades. Gostaríamos de dar um pulo até a Espanha, mas não podemos gastar muito, então pensamos se seria possível sair de Porto ou de Lisboa de trem noturno, para uns 3 dias em Madrid, o que você acha? desde ja agradeço.

    Responder
    • Anna
      Anna
      29 de julho de 2014 at 19:53 (3 anos ago)

      Oi Izabelle!

      Bom que deu certo nosso roteirinho pra você!
      Sobre ir de trem de Portugal para a Espanha, não sei se vale muito a pena. Acho que se tiver trem noturno sim vale, se forem diurnos já acho cansativo e tal.
      Só vendo os horários dos trens mesmo!
      Beijos!

      Responder
  17. PRISCILA LOURES
    12 de agosto de 2014 at 1:06 (3 anos ago)

    Oi Anna, Boa noite, Adorei suas dicas.
    Vou pela 1a. vez com meu marido e queria uma dica de hotel, estamos em dúvida se ficamos em Cascais ou Lisboa. Iremos dia 18/09 e ficaremos 10 dias, não tenho nem noção de roupa, acho q pegarei o início do outono. Somos do RJ, então acostumados com o calor de 40 graus.

    Responder
  18. João.
    20 de agosto de 2014 at 16:28 (3 anos ago)

    Oi, Anna.
    Muito bom teu roteiro.
    Eu e minha esposa estamos com planos de ir a Portugal em março de 2015, 14 dias. Já estivemos no país em 2005, porém por pouco tempo!
    Gostaria de perguntar se não é melhor fazer base no Porto para visitar Coimbra num bate-volta ao invés de Lisboa! É mais perto, não? Há trens ou ônibus frequentes entre as 2 cidades?
    Grato, João.

    Responder
  19. cristiane lopes
    21 de agosto de 2014 at 18:29 (3 anos ago)

    Oi Anna,
    Amei o seu relato, e aproveito para tirar umas neuras.
    Pretendo viajar para Portugal ou no final de outubro ou inicio de novembro, passar uns 12 dias.
    minha maior preocupação é que vai ser minha primeira viagem para a Europa e tenho medo da imigração. Pois sempre viajo sozinha, tenho 34 anos, gosto muito de albergar, sou funcionaria pública, não sei se teria alguma relevância.

    Obrigada por dividir a sua viagem conosco!!!!

    Responder
    • Juliana
      16 de setembro de 2014 at 16:03 (3 anos ago)

      Cristiane, acho que posso responder essa pergunta. Fique tranquila! Tenha em mãos toda a documentação exigida (passaporte na validade, seguro saúde, dinheiro, cartão de crédito, reserva em hotel, passagem de volta para o Brasil…). Eles provavelmente vão apenas perguntar onde vc vai se hospedar e quantos dias vai ficar no país. É muito tranquilo! Também sou servidora pública e, por via das dúvidas, levei meu contracheque, mas nem me pediram nada. Eu entreguei o passaporte e o funcionário apenas perguntou onde eu ficaria hospedada e quanto tempo eu ficaria no país. Depois disso, carimbou meu passaporte e me desejou boas vindas.

      Responder
  20. Marcia
    17 de fevereiro de 2015 at 3:55 (3 anos ago)

    Vocênão foi para Aveiro? E os ovos moles?

    Responder
    • Anna
      Anna
      23 de fevereiro de 2015 at 19:43 (3 anos ago)

      Não fui!
      Não curto ovos na verdade, hehe.

      Responder
  21. sandra
    19 de março de 2015 at 16:09 (3 anos ago)

    Obrigada,pelas dicas!!!

    Responder
  22. Lilian
    28 de abril de 2015 at 12:29 (3 anos ago)

    Ola Anna. Eu e meu marido estamos pensando em ir a Portugal em setembro de 2016. Pensamos em ficar uns 13 ou 15 dias. Voce acha que compensa alugar um carro para esses dias? Pois achamos muito interessante conhecer certos lugarejos que de trem ou onibus não teríamos acesso.

    Responder
    • Anna
      Anna
      28 de abril de 2015 at 13:29 (3 anos ago)

      Oi Lilian.

      É sempre válido sim!
      Só não esqueça de ver a habilitação pra dirigir por lá, hein!?

      Responder
  23. Ana
    24 de maio de 2015 at 23:56 (3 anos ago)

    Olá Anna,

    Tudo bem?

    apenas para confirmar: para irmos para Guimarães e Braga, ficamos no Porto como base né?!

    Muito obrigada,
    Ana

    Responder
    • Anna
      Anna
      25 de maio de 2015 at 7:59 (3 anos ago)

      Oi xará!

      Isso, Porto é pertissimo das duas cidades!

      Responder
  24. Alexandre Marques
    27 de março de 2016 at 18:17 (2 anos ago)

    Excelente site ! Espero receber notificações.
    Alexandre Marques.

    Responder

Leave a Reply