Suíça Brasileira

O frio vem chegando e, com ele, a vontade de aproveitar o clima com aquele típico charme europeu. Sorte que temos uma boa opção por aqui e não é a toa que Campos do Jordão é considerada a “Suíça Brasileira”.

Eu fui a Campos do Jordão por acaso. Tinha ido a Aparecida com os meus pais e no meio do caminho resolvemos esticar até Campos do Jordão, então foi uma viagem totalmente improvisada. Eu não tinha pesquisado sobre a cidade, não conhecia muito bem as atrações e também só estava de passagem, pois chegamos no final da tarde de um sábado e fomos embora no domingo logo após o almoço, mas foi tempo suficiente para me encantar com o lugar.

Era final de dezembro. Teoricamente deveria estar calor. E estava, mas não em Campos do Jordão. O tempo estava chuvoso e tinha muita neblina, o que contribuiu para que ficasse mais frio ainda, além dos 1.628m de altitude, que tanto atrai turistas no inverno.

Logo no portal de entrada já tem um centro de informações turísticas, então pegamos alguns folders para ver o que nos aguardava.

Depois de bater na porta de vários hotéis até achar um que não estivesse lotado e com preço acessível, acabamos na Pousada de Luca.

Não tem todo aquele charme e elegância dos demais hotéis, mas, para algo de improviso, quebrou o galho. Então caso alguém com o orçamento mais apertado queira muito ir para Campos do Jordão, essa é a dica. As diárias são de, aproximadamente, R$200,00 e é muito barato mesmo para os padrões da cidade. Mas quero muito voltar um dia e ficar em algum daqueles hotéis cheios de requinte e sofisticação porque eu acho que esse é um tipo de viagem que pede uma hospedagem mais bacana.

Para fechar o restinho do dia, passeio no centro e fondue no jantar. Quando estive em Campos do Jordão (2008) eu ainda não conhecia a Suíça, mas mesmo assim já foi possível notar a semelhança na arquitetura, no violino tocando na praça e na gastronomia. Como era época de Natal, a cidade estava mais gracinha ainda.

Peço desculpas pela qualidade das imagens, mas vocês sabem que foto a noite fica pior ainda. Além disso, não sabia que um dia eu iria colocá-las em um blog, mas ainda assim prefiro colocar as minhas a compartilhar algumas da internet. Afinal de contas, com uma busca básica na rede vocês já vão ver como a cidade é uma fofura, apesar das minhas fotos feias. Hehehe.

No dia seguinte tivemos que sair para comprar roupas, pois estava realmente muito frio. Fiz o passeio de Teleférico. Eu e a criançada. Eu nunca tinha andado de teleférico e não poderia deixar passar a oportunidade.

O teleférico leva até o Morro do Elefante, com 1.800m de altitude. Achei bem divertido e lá do alto tem uma vista panorâmica da cidade. O passeio custa R$10.

Outro passeio que fizemos foi até o Palácio Boa Vista, residência de inverno do governador. Para vocês terem ideia de como o tempo estava realmente feio, no caminho tivemos até que parar para remover uma árvore que havia caído.

Mas não foi possível fazer a visita ao palácio porque quando o governador está lá eles suspendem as visitas e, para o meu azar, ele estava lá nesse dia, então ficamos apenas ali nas redondezas admirando a vista lá do alto.

Basicamente, essa viagem a Campos do Jordão serviu para me deixar na vontade de conhecer melhor a cidade. Espero poder voltar em breve!

Comentários

comments

4 Comments on Suíça Brasileira

  1. Ana
    5 de junho de 2012 at 10:36 (7 anos ago)

    Adoro Campos do Jordão! Vivia por lá quando morava em Sampa, mas já faz um tempão que nao vou, deve ta bem diferente, preciso voltar!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      5 de junho de 2012 at 10:39 (7 anos ago)

      Eu também preciso voltar e, dessa vez, ficar mais tempo!

      Responder
  2. Carolina Lima
    5 de junho de 2012 at 12:07 (7 anos ago)

    Uma coisa que me assustou em Campos do Jordão foi o preço dos hotéis! Eu fui na época do festival de inverno e fiquei em uma pousada bem simples e mesmo assim a diária foi caríssima! :/
    Beijos!
    Carolina Lima
    http://colaemmim.com/

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      5 de junho de 2012 at 14:47 (7 anos ago)

      Pois é, guria! Também fiquei horrorizada com os valores dos hotéis! Isso que quando eu fui era baixa temporada e ainda assim achei caro, imagina você que foi no auge da coisa.
      :O

      Responder

Leave a Reply