Tampo de cozinha: mármore, granito, porcelanato, quartzo ou silestone

Quando a gente começou a ver a cozinha lá de casa, as referências e ideias para o projeto do tampo eram de mármore. Porque né, convenhamos, é a opção mais linda de todas. Sempre. Fim. Nada é mais lindo do que o mármore. (aliás, se vocês nunca foram em uma loja/showroom de mármore, indico pro passeio do final de semana hein haha)

Aí queríamos muito essa opção, mesmo com várias contra indicações. A coisa é que o mármore não é indicado para uso em superfícies que terão produtos químicos e tal, pois é uma pedra natural que vai corroendo com o tempo. Então não, ela não é indicada nem na cozinha e nem em banheiros.

marmoreVai dizer que não é a coisa mais maravilhosa o mármore??

Ok, começamos a pesquisar outras opções para tampo, mas ou era feio (granito, neste caso da nossa cozinha) ou extremamente caro e inviável (quartzo). A gente colocou tudo no papel (com papel eu quero dizer uma planilha no Excel, haha), anotou tudo pra comparar vantagens e desvantagens de cada uma e aí surgiu esse postzinho aqui. Vem cá, vamos debater sobre isso:

GRANITO

O granito é sempre o mais indicado para cozinha. E é também a opção mais econômica de todas. Não é que eu ache o granito FEIO em si, mas é que na nossa cozinha, ia ficar meio poluído achamos.

Nossa cozinha é azul, o piso é um porcelanato cinza marmorizado e aí o tampo queríamos algo pro branco e cinza. O granito “branco” na verdade são aquele bem pintadinhos, tipo uma manchinha “micro dálmata”.. Assim ó:

granito

E achamos que ficaria muito poluidão esse granito aí. Pena, porque é a opção mais econômica de todas da vida e a gente fica muito tentado à ela. Além do que, o granito não tem nenhum tipo de contra indicação, o que realmente faz a gente inclinar ainda mais pra ele.

MÁRMORE

Como falei, era a nossa opção. A mais linda e perfeita e tudo o mais. E a mais cheia de contra indicações para tal. O mármore é o 2º mais em conta na lista, a diferença pro granito não chega a ser tão gritante, mas já gira em torno de uns R$ 1.500 a mais. Depende de qual pedra você escolhe, claro.

mármore nuvolato

A contra indicação do mármore é que ele, como falei acima, corrói e vai danificando com o tempo. Fato é que ok, ele estraga, mas não é em 1 semana. Enquanto o granito e o quartzo tem durabilidade bem alta – o quartzo silestone tem garantia de 25 anos! – o mármore já vai pra uns 5 anos. Tendo em conta que 1. a gente não vai jogar uma costela em cima dele (como diria nossa amiga Thaís, hehe), 2. não vamos derrubar vinho e limpar no dia seguinte e 3. nem cozinhamos tanto assim… é bem capaz que esse tampo dure mais que os 5 anos. Ainda mais tendo em consideração que todo mundo dá garantia com prazo menor do que o real, pra né, garantir o seu.

É, a gente escolheu o mármore mesmo. Até porque, em 25 anos (garantia do silestone) talvez eu nem esteja morando na mesma casa. E se sim, muuuito provavelmente, eu já vou ter trocado a cozinha, pelamor né?

mármore nuvolato

PORCELANATO

O porcelanato também é uma opção com preço que pode ser bem amigável, dependendo da peça que escolher. A gente também cogitou bem sobre essa opção, tendo em vista os custos das outras opções de bancada. O porcelanato tem talvez 2 probleminhas: precisa pagar legal pra uma pessoa incrível instalar e também ele não é muito resistente. Pode trincar ou quebrar facilmente se comparado às outras opções.

Como nossa bancada é meio grandinha, o custo da instalação de porcelanato aqui ficava já muito próximo ou igual aos preços de mármore. E com a desvantagem que para trincar era um pulo. Ainda precisaríamos fazer uma bancada de base no armário, com mdf naval (resistente à água) para apoiar todo o tampo. Era a nossa segunda opção sim, mas no fim preferimos o mármore.

Utilizamos o tampo de porcelanato no banheiro, porque o tampo era menorzinho e mais simples. Foi uma boa opção e bem econômica! Como a pia é sobreposta, também não fizemos pingadeira nem nada. Na casa dos meus pais é assim há anos e nunca tivemos problema com água caindo no móvel. Aproveitamos pra economizar em pedra e em serviço mesmo.

banheiro tampo porcelanato

QUARTZO/SILESTONE

Recentemente surgiram outras opções para bancada, como o quartzo, o corian e o Silestone. Pra falar a maior das verdades aqui, eu não entendi exatamente a diferença quartzo e corian, então eu vou falar só do quartzo pra vocês terem uma ideia dessa nova modalidade de tampos.

Aliás, quartzo e Silestone é a mesma coisa, sendo que Silestone é o nome da marca européia para a bancada. Eu levei um tempo pra entender isso tá? Hahaha mas venho por meio deste, facilitar pra você.

Esse tipo de bancada é formada por quartzo e resina (6%) e por isso elas ficam com essa coloração chapadona, bem lisa, bem perfeitinha. Hoje em dia, esse tipo de bancada é o mais resistente e impermeável, porém, apesar da garantia de mais de 20 anos, essa opção também pode riscar (e risca mesmo) e também não resiste bem ao calor. Sem contar o valor altíssimo!! Nossa, o preço desse material é absolutamente chocante! O tampo em quartzo ficou quase o dobro do valor da cozinha inteira! O triplo do tampo de mármore e quase 4x mais que o granito.

Esse tampo ficaria super bonito lá na nossa cozinha também, mas não tinha como pagar esse valor tão alto. =(

SilestoneFica lindo esse blocão liso e brilhante de cor, mas o custo não é nada lindo não. hahaha

COMO COMPRAR SEU MÁRMORE

Outro detalhe sobre nosso tampo foi a forma de comprar. Quando você entra em contato com as empresas, elas te passam preço da pedra + corte com instalação. Sem querer, mandei pedido de cotação para o fabricante do mármore, a Michelangelo, e o preço era bem interessante. Inclusive eu achava que ia sair muito mais caro quando mandei pra eles, mas no fim, comprando pedra aqui e corte/instalação separado, conseguimos economizar cerca de R$ 1.000 com uma opção de mármore mediana. Mediana porque optamos por uma pedra que não era nem a mais barateza (que seria o branco Paraná) e nem a mais cara que eu até queria mais (Carrara). Essa economia foi mesmo contando com o frete a parte para levar a pedra da marmoraria pro corte. A gente escolheu o Nuvolato.

bancada marmore

Me deu mais trabalho ver e pesquisar tudo assim separado, mas desta forma economizamos um dinheiro interessante e fomos lá na Michelangelo escolher a pedra exata que queríamos. Outra possibilidade que você tem fazendo desta forma.

cozinha 2

Quem fez o corte e instalação pra gente foi a Gran Paraná. Eles foram no apê medir certinho – mesmo tendo todo o projeto – e também ajudaram na hora que fomos definir a pedra e alguns detalhezinhos na hora de instalar, já que né, as paredes sempre são tortas e tal. Gostei bastante do atendimento das 2 empresas. Super indico comprar separado. Ah, ressaltando que não são todas as empresas de corte e instalação que aceitam fazer desta forma, tá? Tem algumas que fazem, mas a marmoraria pode te indicar certinho todas.

O projeto da cozinha é do Studio Boscardin Corsi e os móveis da Bem Ambientes. Para ver mais do apê e acompanhar, temos um Instagram só dele, aqui ó.

Comentários

comments

Leave a Reply