Visita guiada ao Teatro Colón

Uma das minhas maiores frustrações das outras idas a Buenos Aires era o fato de nunca ter conseguido entrar no Teatro Colón. Mas tudo mudou agora. YES!

Depois de 4 anos em reforma, o teatro finalmente reabriu com horários normais e todo mundo pode ir e achar tudo lindo também. Na realidade a parte de fora ainda está em reforma, mas isso é só um detalhe, porque o mais bonito fica dentro mesmo.

O preço não é super barateza, e a visita é guiada, não tem a opção de entrar sozinho e passear lá dentro. Os grupos saem a cada 50/60 minutos e se quiser você pode comprar pra usar no dia seguinte, por exemplo, só que com hora marcada. Isso caso você chegue e o próximo grupo demore 1h pra sair… aí não vai querer ficar esperando no hall não é mesmo? Já que dá pra agendar, melhor. Ah, a entrada custa $ 60 pesos, cerca de R$ 30 (varia de acordo com o câmbio atual, claro).

Se vale a pena? Bom, com as fotos aí de cima já dá pra ver que sim, vale muito a pena. O lugar é um absurdo de lindo e a guia conta toda a história do local. Como a construção do teatro passou pela mão de três arquitetos, os estilos são misturados. Ali no hall, onde tem a escada com três cores, é porque são três tipos de mármores diferentes.

Aliás, apesar de que a Av. 9 de Julio passa ali “na frente”, aquela parte é na realidade a parte de trás. Quando o teatro foi construído, não tinha a mega avenida ali. A entrada acontece do outro lado, em frente a uma pracinha. E a entrada de visitantes é pela lateral.

Lá dentro é de ficar sem palavras, olha que lindão e enorme:

O legal é que parece que é ultra caro assistir uma ópera lá né? Mas não é! Os preços vão de $ 5 até $ 200, super viável. Tem muito lugar e os únicos que não podem ser reservados são os dos presidentes e governadores. Estes são usados apenas por eles e convidados dos mesmos. No tour, eles levaram a gente até lá. É uma sala bem grandinha até, e dá pra ver a orquestra e o palco bem de pertinho.

*as fotos estão escuras, mas não pode usar flash lá dentro…

Tão vendo essas portas aqui embaixo? Então, esse é o corredor que leva a cada um dos camarotes. Imagina abrir tudo isso antes dos espetáculos e depois fechar tudo? Sim, eu penso nessas coisas… hahaha. Pensa que são 7 andares assim… pensa!

Outra coisa que achei bem legal é esse teatro é o 3o com a melhor acústica do mundo, e ele tem efeitos especiais e tudo. No teto tem um lustre lindo, e pra quem não sabe, em cima do lustre tem um espaço que comporta sete músicos. Dessa forma dá pra fazer sons saírem do teto, tipo como se fosse a voz de Deus falando e essas coisas. Deve ser muito incrível!

Quer mais uma? Lá dentro na arquibancada tem, nas laterais, uma gradinha. Ali ficavam as viúvas que não podiam aparecer na sociedade e tinham que resguardar o luto. Elas ficavam ali para ver as óperas sem serem vistas. Hoje em dia guardam alguns instrumentos apenas.

Também fiquei sabendo que os figurinos são todos feitos lá. Embaixo do teatro tem mais três andares de costura. Lá fazem as roupas, sapatos, perucas, também alguns ensaios… super né? Já no começo da visita tem na entrada do teatro algumas peças antigas em exposição.

E pra finalizar com chave de ouro, vamos mostrar fotos EXCLUSIVAÇAS de lá. Aham, isso aí. Tem um andar que não pode ser fotografado, mas somos muito fora da lei e burlamos o sistema. Consegui tirar algumas fotinhos e vou mostrar pra vocês o salão dourado, que é lindo de-mais. Ele foi todo restaurado e tem uma parte que eles deixaram como antigo ainda, pra mostrar a diferença do que o tempo fez com a restauração. Bem legal isso, mas infelizmente essa parte não deu pra tirar foto porque a guia estava bem na frente.

De qualquer forma, as poucas fotos que consegui já valeram!

Agora na próxima ida, quero assistir uma ópera lá. Pra quem quiser visitar, o teatro fica na Calle Cerrito, 628 (essa é a rua da entrada de verdade), a parte de trás fica na Av. 9 de Julio (provavelmente a rua onde vai conseguir achar), como já falei. A entrada das visitas é pela Calle Tucumán, 1171. Funciona todos os dias das 9h às 15h45 (horário que entra o último grupo). Tem visitas em inglês e espanhol, só confirmar os horários porque são diferentes. No site tem tudo bem certinho.

Comentários

comments

Leave a Reply