Viagem de carro em outro país: dá boa ou é complicado?

Parece que ultimamente eu só faço viagens de carro, né? Mas não só parece, é isso mesmo. Na boa, tenho achado as passagens muito caras (tirando as de promoções relâmpago em dias totalmente aleatórios que eu nunca posso ir, e nem consigo comprar porque todo mundo compra antes). E também não tenho milhões de milhas igual todo mundo, não sei porquê. Nunca consigo acumular tanto. Me digam o que vocês fazem plmdds!

Mas enfim, a coisa é que viagem de carro em outro país é uma opção bem legal por vários motivos, mesmo que muita gente ache difícil, complicado, perigoso. Este post vem na sua vida pra desmistificar isso (porque um dia eu também não gostava dessa modalidade de viagem) e pra te dar uma mão, ou melhor, um volante pra cair nesse mundão.

Eu já fiz algumas viagens de carro fora daqui. Quais? Bom, tem aquela apenas maravilhosa de 18 dias pela Califórnia (que claramente envolveu um trecho aéreo); teve aquela também muito incrível saindo de Curitiba, passando por todo o Uruguai e pela Argentina (tudo de carro, sem aéreo envolvido); teve a última desse ano de 15 dias pelo nosso Estado, Paraná (ok essa não é fora do Brasil, mas é de carro tá contando na experiência). Também já dirigimos na Itália, ainda que brevemente, acho que vale um tiquinho na experiência outsider, hehe.

viagem de carro fora do país - carro

Na da Califórnia nós locamos carro, não tem como né. Não é tão caro e você acaba simplesmente trocando o preço de trechos aéreos ou de ônibus local pelo aluguel. Então ou dá na mesma ou você ainda economiza.

Na locação na Califórnia, tivemos um pequeno inconveniente porque a locadora demorou demaaaais pra nos atender e ainda deu um carro errado. Tivemos que trocar, mas tudo foi resolvido facilmente e contei nesse post aqui. Nas outras viagens fui com o meu mesmo. Em uma delas foi um valente Palio 1.0 e em outra um também valente HB20 1.0. Eles dão conta, viu? Não precisa ser um carro potentão, é só querer que dá boa.

VANTAGEM CARRO ALUGADO: você não fica tão apegado e emotivo quando passa por trechos mais vida loka que possam danificar algo do carro

VANTAGEM DO SEU: não precisa esperar horas pra ser atendido na locadora, já conhece teu carrinho e bem, não paga a locação. Mais economia.

viagem de carro fora do país - regras

Bem, cada lugar é diferente. Cada país cobra uma coisa, ainda que as leis de trânsito sejam basicamente as mesmas no mundo todo. Na Argentina todo mundo (todo mundo mesmo!) nos falou que os policiais eram meio sacanas e cobravam propinas e tal, mas conosco isso não aconteceu. Acho que somos aquele 1% hein?

Quando viajei fora do país, apenas no Uruguai foi cobrada uma documentação diferente, a Carta Verde, que é obrigatória pra transitar nos países do Mercosul, mas foi facílimo de fazer e tudo. Cada país terá alguma exigência, mas gente, a internet tá aí pra todo mundo pesquisar, sem contar os milhares de blogs contando o que precisa. É só dar um Google e pronto. Hoje em dia é muito fácil descobrir a documentação e cuidados necessários pra cada estrada.

A carteira internacional nunca tirei, nunca cobraram, nunca nada. Eu dirigi na Itália também, loquei carro lá por uns dias (não foi uma super road trip, nem to contando como uma), e nunca em nenhuma locação fora, me cobraram a carteira internacional. E sim, eles verificam seu documento para locar o carro. Você precisa ter um documento dizendo que você sabe dirigir, tá? Não força.

viagem de carro fora do país - estradas

Na Califórnia é tudo maravilhoso. Estrada tranquila, perfeita, lisinha. Se bem que na Argentina e no Uruguai também foi uma tranquilidade que só! As estradas que passamos fora daqui não tem absolutamente nada a ver com aqui. Enquanto aqui as estradas são esburacadas, detonadas, cheias de caminhão, aquele trânsito infernal e pedágios caros… fora do Brasil a vida é outra, pelo menos nos 3 países que passamos de carro.

Estradas perfeitas, movimento leve – e olha que todas as viagens foram feitas no período Natal-Ano Novo, época mais conturbada da vida!

Sem contar que caminhão nas estradas é coisa rara. Quando o país investe em ferrovias, a vida na estrada é muito melhor. O único movimento maior de carros é na entrada e saída de grandes cidades. Pra entrar em Buenos Aires é uma confusão, muito movimento, bem como em Los Angeles. Tirando isso, vai na fé!

viagem de carro fora do país - vantagens

Surpresinha na estrada ligando Córdoba a Villa Belgrano. Uma represa linda no meio do nada! Não sabíamos de nada disso, foi surpresa por estar na estrada.

Vale demais a pena fazer uma viagem de carro, sendo o seu ou um alugado. A economia é bem grande para todos os traslados, para ir de um lugar pro outro na cidade, para ir a lugar diferentes e mais afastados. Não precisa pegar mais avião dentro de um país, menos fila e tempo pra embarque e desembarque, não precisa contratar agências pra levar daqui ali cobrando demais.

Sem contar que dá para ver, conhecer, passar e lugares legais, diferentes e não tão turistões. Tem um monte de surpresas nos caminhos, paradas inusitadas e muito mais opções pra viagem toda.

A documentação não é um bicho de 7 cabeças, e as estradas fora do Brasil são em maioria muito melhores, boas e vazias. Tem menos pedágios, com preços geralmente mais amigáveis (os do Paraná são absurdos!) e é super fácil mesmo.

E outra coisa bem importante, sempre que for fazer uma viagem fora do país, é necessário ter um seguro viagem. Aqui você pode consultar diversas seguradoras e escolher a melhor opção para sua viagem. E quer melhorar? Utilize o cupom BLOGFINESTRINO5 e ainda ganhe 5% de desconto. 

Comentários

comments

Leave a Reply