Villa Ocampo em San Isidro

Apenas o lugar mais legal de San Isidro. É assim que é a Villa Ocampo, e pior é que eu tenho quase certeza que muita gente não visita o local, faz uma parada rápida em San Isidro e logo segue pro Delta do Tigre, parada final do Tren de La Costa.

Antes de tudo, deixa eu explicar né? A Villa Ocampo é a antiga casa de veraneio da família Ocampo, uma das mais influentes da história argentina. Antigamente os portenhos passavam o inverno na cidade e os 3/4 meses de verão em San Isidro, que era bem menor do que é hoje. Eram poucas as casas na região, e esta, assim como muitas outras da época, tinham terrenos enormes com vista para o Tigre.

villa ocampo

A casa foi construída pelo pai de Victoria Ocampo, escritora argentina, que depois de viajar muito para a Europa, trouxe várias influências arquitetônicas pra casa. Quem entende um pouco de arquitetura e arte logo vê que tem uma miscelânea de estilos na casa. Depois que o Sr. Ocampo faleceu, a casa ficou com a filha mais velha, Victoria.

Agora te digo, que mulher prafrentex essa, viu? A casa foi toda remodelada internamente por ela e deixou de ser apenas a casa de veraneio, virou sua casa oficial em 1940. Em 1973 tornou-se Patrimônio da Unesco.

victoria ocampo

A família era muito rica e influente e Victoria só tinha bons e famosos amigos como Igor Stravinsky, Le Corbusier, Chanel… Inclusive por influência de Chanel, Victoria foi uma das primeiras argentinas a usarem calças e fumar em público. E também foi a primeira mulher a tirar carteira de motorista, e isso foi porque ela precisava sair sozinha para encontrar com seu amante. Prafrentex, tô falando.

villa ocampo

Eu poderia contar bem mais dela aqui, mas daí todo o passeio perde a graça. Lá dentro o tour guiado está incluso no valor da entrada e é muito válido fazê-lo. O guia conhece muito da casa, da história dela, da região e o passeio pode levar até 1h30.

villa ocampo

Victoria como falei, era escritora e foi a criadora do projeto Sur, uma revista-livro que compilava artes do mundo e publicava na Argentina. Como era uma revista e tinham várias cópias de cada edição, o que sobrou da época eles guardaram e hoje em dia está a venda no museu. Adivinhem, obviamente comprei um exemplar pra fazer o scrapbook da viagem! Um pedacinho da história argentina pra minha coleção agora.

villa ocampo

A Villa Ocampo fica na Calle Elortondo, 1837. Saindo da estação central, são umas 12 quadras caminhando. É perfeitamente fazível a pé. No site tem mais infos sobre dias que abre e horários especiais. Ah, fique atento, a casa só abre de tarde, mas você pode ir antes e almoçar no restaurante do local antes do passeio.

villa ocampo

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.