Vistos: renovação de visto italiano

Como já postei uma vez, para fazer turismo na Itália ou em qualquer país da Europa, não são necessários vistos, mas como fui estudar durante um ano, precisei.

Quando retirei meu visto, minha permanência seria até então de 6 meses, mas quando cheguei lá, a faculdade me liberou a estadia de 1 ano (na verdade foi uma coisa mais complexa do que isso, foi um erro da faculdade daqui e uma história bem longa e chata…), e obviamente, teria que renovar o visto para os próximos 6 meses. O que fazer? Voltar para o Brasil estava fora de cogitação, o negócio era tentar legalizar com a polícia imigratória de lá mesmo! Pra começar fui no escritório da companhia aérea, no caso a Alitalia, que fica em cima da estação de metrô Cadorna, em Milão, e mudei a data da passagem. Tive que pagar 80 euros, mas tudo bem.

Próximo passo: ir até a polícia. Que diversão, não é mesmo? Lá fui eu, com vários documentos da faculdade, passagens, passaporte e tudo o mais em um endereço que não lembro muito bem, sei que era meio longe, perto do Parco di Trenno e pra falar a verdade o nome da rua era Novara.

Chegando lá, foi aquela coisa né? Tive que marcar horário, esperar um tempão, esperar mais um tempão e mais um pouco ainda, subir para falar com os responsáveis, e então esperar a documentação ficar pronta.

Ok, eu não estava ilegal na Itália, eles me deram um documento válido para todo o território italiano, além do Codice Fiscale, que todos que vão morar lá tem de fazer quando chegam, e claro, pagar uma fortuninha né?? O problema é que, só podia sair do país para voltar pro Brasil!! Nada de fazer viagenzinha pela Europa mais! Oi, desespero? Pois é. Mas foi assim que foi. Eles ficaram enrolando, enrolando e enrolando a retirada do documento oficial, me fizeram voltar 3x lá para não estar pronto ainda, e até que chegou o dia de voltar pro Brasil e acabei tendo que ficar os outros 6 meses só dentro da Itália.

Resumindo a estória: dá pra prolongar a estadia no país se você tiver comprovações de que está estudando mesmo ou trabalhando, mas um documento de livre estadia na Europa… talvez seja só um sonho…

* não sei se devia falar isso aqui, mas muita gente faz uma coisinha pra readquirir o direito de ficar 3 meses na Europa… eles saem de lá, vão para um país perto, como Croácia por exemplo, e voltam. Ou seja, entram de novo, e a permanência de 90 dias volta a valer. É uma opção pra quem quiser arriscar né? Eu acabei não tendo tempo de ir pra fora e voltar… mas tudo bem, não morri por isso, aproveitei pra conhecer o resto da Itália e ta valendo mesmo assim!!

Comentários

comments

7 Comments on Vistos: renovação de visto italiano

  1. ---
    1 de setembro de 2010 at 14:45 (9 anos ago)

    “né???”

    Responder
  2. Carla
    24 de dezembro de 2013 at 6:09 (6 anos ago)

    Olà,

    Vocé renovou o visto de estudo (aquele impresso no passaporte) ou fez o permesso di soggiorno?

    Responder
    • Anna
      Anna
      24 de dezembro de 2013 at 14:06 (6 anos ago)

      Oi Carla.

      Eu fiz o permesso, pois o outro do passaporte nunca saiu. Ficaram me enrolando eternamente. =(

      Responder
  3. Victor
    3 de maio de 2014 at 2:50 (5 anos ago)

    Ciao Anna!

    Você foi pra lá como intercambio ou algo parecido? Eu estou para estudar lá durante periodo integral ( 3 anos)… essa renovação também vale da mesma forma? Não estou entendendo muito bem isso. Eu vou lá fazer a prova de admissão ainda, mas para isso terei de ir com o visto, certo? Pois penso que seria meio caro fazer a prova, voltar e ir mais uma vez rs.

    Responder
    • Anna
      Anna
      3 de maio de 2014 at 13:24 (5 anos ago)

      Victor, eu fui estudar 1 ano lá e tirei o visto antes com a admissão da escola.
      Porém por um erro da UFPR aqui, a UFPR deu como 6 meses e na verdade eram 12 meses. Então lá eu tive que estender, vide post.

      Não sei como funciona certinho pra 3 anos, mas se você não tem admissão da escola, não consegue o visto, afinal, é isso que prova que você vai estudar.
      Até onde eu sei você tem que fazer o teste (o meu foi tudo online/correio), pegar a admissão e então entrar com o visto.
      É meio obvio que eles não vão te dar o visto assim de mão beijada. Tem que comprovar um monte de coisas.
      Converse com a escola para ver essa questão da prova, mas tenho certeza que o consulado não vai te dar nenhum visto se você não tiver uma cartinha da escola dizendo que você está aprovado e vai estudar 3 anos lá.

      Responder
      • Victor
        3 de maio de 2014 at 14:57 (5 anos ago)

        Entendi, Anna. Creio que nossos casos são muito diferentes. No caso, eu ja entreguei ao consulado todos os meus documentos, traduções juramentadas e etc. Apenas resta eu entregar para eles um formulário destinado a universidade, com o nome do curso que quero fazer e tudo mais. Após isso, eles me comunicariam se eu posso fazer a prova.

        Minha dúvida é se já vou para lá com o visto ou não, já que entreguei todos os meus documentos para tal. Eu não irei por intermédio de nenhuma outra instituição de ensino ai preciso ver tudo com clareza.

        Fora isso, você sabe se procede a informação de que 20% das vagas em universidades italianas são destinadas a não europeus? Como foi sua prova?

        Desculpe por tantas questões, algumas coisas ainda não estão claras para mim.

        Responder
        • Anna
          Anna
          3 de maio de 2014 at 16:21 (5 anos ago)

          No caso da UFPR tem um acordo entre as universidades, não fiz prova pela Itália, fiz um exame por aqui mesmo.
          Cada caso é um caso, cada escola tem sua forma de receber estudantes internacionais.

          Não sei se 20% das vagas são destinadas a estrangeiros… na verdade acho que não, é um número muito alto isso.
          Bem, de lá pra cá as coisas podem ter mudado, já vão fazer 7 anos que eu fui, por isso que digo pra conversar direto com a escola.

          E como falei, sem a aprovação da faculdade, eles não vão te dar o visto entende?
          Não tem como, porque você precisa provar o porquê de ficar lá por tanto tempo. Prova de admissão marcada não significa nada, porque você pode não passar.
          Pra ir fazer a prova – se for o caso de ter que ir – você pode ir normal com a liberação dos 90 dias na Europa. Mas pro visto de 3 anos vai ter sim que voltar e emitir aqui. Não tem como.
          Por isso que repito, veja com a escola sobre isso, se há necessidade de você ir até lá fazer exame/prova/portfolio/teste ou se tem alguma opção online ou video conferência.

          Responder

Leave a Reply