Canoa Quebrada

Para mim, feriado de 15 de novembro é sinônimo de praia e foi justamente pensando nisso que resolvi escrever um pouco sobre o nosso lindo nordeste, mais precisamente sobre o Ceará.

Reza a lenda que Jericoacoara é a praia mais bonita do Ceará, mas infelizmente não pude visitá-la quando estive lá, então minha praia favorita no Ceará é a Canoa Quebrada, que fica a 170 km da capital Fortaleza. Conheci várias outras praias cearenses que são tão bonitas quanto Canoa Quebrada, mas morri de amores mesmo foi por essa.

Para quem vai até Fortaleza com pacote turístico, geralmente os passeios às praias já estão inclusos no pacote ou, se não estiverem, a empresa ofertará os passeios assim que chegarem no destino. Quando eu fui eu comprei um pacote da CVC e, mal chegamos ao hotel, eles já marcaram uma reunião com todos os turistas para a venda desses passeios extras e acabamos comprando todos. Logo em seguida, fomos passear na orla e notamos várias empresas locais ofertando os mesmos passeios por até metade do preço. Cabe dizer aqui que num primeiro momento passou um arrependimento pela precipitação na compra dos passeios extras, pois se tivéssemos comprado com as agências locais da orla teríamos economizado muito, porém na tentativa de justificar nossa compra precipitada, buscamos alguns argumentos que acho que devem ser considerados, pois algumas dessas agências locais ofertavam passeios que visitavam 2 praias por dia, o que nem sempre é vantajoso, principalmente considerando que a maioria das praias ficam a, pelo menos, 2h-3h de viagem de Fortaleza, então visitar mais de uma praia por dia pode ficar bastante corrido. Para resumir, meu conselho é pensar no que te interessa: um passeio mais curto? Conhecer mais praias? Economizar? Segurança de uma empresa conhecida? Enfim, são vários fatores a se considerar e eu penso que numa próxima visita ao nordeste, certamente vou equilibrar entre passeios com a agência que me vendeu o pacote, passeios com agências locais e também passeios por conta própria.

Mas voltando ao assunto do nosso post, a praia de Canoa Quebrada é, basicamente, formada por falésias, além de suas famosas dunas e um mar maravilhoso que já é possível avistar do alto da falésia enquanto estamos chegando.

Canoa Quebrada

Para quem quiser chegar lá e só curtir a praia, já é um passeio interessante, mas o que vale a pena mesmo é explorar ao máximo o local e, para isso, aconselho contratar um passeio de buggy pela região, que custa R$140 para até 4 pessoas com duração de 1h30. Existem outros passeios com maior duração e mais caros, mas esse já é suficiente.

Canoa Quebrada

O passeio começa visitando o grande cartão postal dessa praia, que é o símbolo de Canoa Quebrada esculpido na falésia.

(Fonte: Wikipedia – Peguei essa foto da Wikipedia porque a minha estava cheia de gente na frente)

Dali o passeio segue pelas dunas e o motorista/guia pergunta se nós queremos o passeio com ou sem emoção. Escolhemos sem emoção, porque era a primeira vez que eu andava de buggy nas dunas e estava com medo, principalmente porque aquelas dunas são gigantes, mas vou te contar que o passeio “sem emoção” tem muita emoção. No caminho tem uma descida com um declive muito acentuado e juro que quando a gente chega lá em cima parece que o buggy vai capotar e quando começa a descer você tem certeza que ele vai capotar, mas ele não capota!

Canoa Quebrada

Na descida tem um fotógrafo que registra todos os buggys que passam por ali e depois manda a foto por e-mail. Não consigo lembrar quanto paguei por isso, mas não foi muito barato, porém um registro desse não dá para deixar passar, né. É realmente emocionante.

Uma das paradas do buggy nesse passeio é no Parque de Dunas e Lagoas e esse foi, sem dúvidas, o lugar que eu mais gostei. Acho linda demais essa vista das lagoas do alto da duna e ainda tinha tirolesa para brincar, então imagina a alegria da criança aqui descendo do alto da duna e caindo naquela água deliciosa lá embaixo, mas o problema aqui é que eu queria curtir mais esse lugar, mas o buggy faz uma parada muito rápida e só dá tempo de descer uma vez. Vale lembrar que tudo é pago a parte e que alguns valores num primeiro momento não parecem ser muito abusivos, mas contabilizando tudo no final do dia, é um passeio bastante caro, então tem que aproveitar muito bem cada segundo.

Canoa Quebrada

Sabe qual é o outro problema depois dessa tirolesa? Subir a duna de novo, pois o buggy desse passeio não desce para te buscar. Bom, daí existem duas opções: subir pelo lado esquerdo, usando uma corda de apoio e de graça OU subir pela lado direito por carrinho num trilho e pagando por isso, lógico. Adivinhem qual eu escolhi.

Canoa Quebrada

Para finalizar o passeio, mais uma parada para um mergulho em uma outra lagoa natural no meio das dunas.

Canoa Quebada

Bom, além desse passeio de buggy, ainda é possível fazer passeio de cavalo, de quadriciclo, parapente, kitesurf, barco, jangada… Enfim, são diversas opções. Como eu não queria ir embora sem dizer que entrei no mar, optei pelo passeio de jangada, que custa cerca de R$12 por pessoa.

Canoa Quebrada

Não sou muito fã da água salgada, mas não podia visitar essa praia linda sem entrar no mar.

E eu não posso terminar esse post sem falar da minha paixão cearense. Pensa em um animal fofura, totalmente tranquilo, de bem com a vida e que está em todos os cantos. Pois bem, esse animal é o jegue. Queria MUITO ter trazido um de souvenir, mas não foi possível :(

Canoa Quebrada

Gostaram do passeio? Se animaram para pegar uma praia no feriado?

Bom feriado a todos!

Comentários

comments

5 Comments on Canoa Quebrada

  1. Ludmy
    14 de novembro de 2012 at 8:20 (5 anos ago)

    Também me apaixonei por Canoa Quebrada. E pela noite é bem animada também ;)

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      14 de novembro de 2012 at 8:25 (5 anos ago)

      Infelizmente eu não pude aproveitar a noite em Canoa Quebrada porque fiz aqueles passeios bate-volta, mas li bastante sobre a noite por lá e parecer ser bem legal mesmo.

      Responder
  2. Rafael
    14 de novembro de 2012 at 9:40 (5 anos ago)

    Lindo o tal Parque de Dunas e Lagoas. Deu muita vontade de conhecer!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      14 de novembro de 2012 at 10:12 (5 anos ago)

      Lá é lindo mesmo! E aquela água da lagoa ali tem uma temperatura na medida certa para dar uma refrescada sem levar aquele choque de água geladona, sabe?!

      Responder
  3. Diego Aguiar
    21 de novembro de 2015 at 18:12 (2 anos ago)

    Realmente Canoa Quebrada é uma boa pedida para quem vem para o Ceará. Eu indico você visitar também Jericoacoara uma ótima praia aqui da nossa terra. Parabéns pela postagem.

    Responder

Leave a Reply