Catedral de Maringá

Localizada no norte do Paraná, Maringá é a terceira cidade mais populosa do estado. Estive em Maringá na semana passada a serviço e aproveitei para conhecer a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Eu “conhecia” a Catedral das aulas de arquitetura, pois estamos falando da mais alta Catedral da América Latina e, até 2007, era o 10º monumento mais alto do mundo.

Catedral Maringá

Com essa arquitetura arrojada, impossível passar despercebida. A Catedral tem 114m de altura e, com a cruz, chega aos 124m. Para ter uma ideia da altura, estamos falando de, aproximadamente, 4 vezes o Cristo Redentor! Eu sempre tive curiosidade em conhecê-la e fiquei surpresa com tanta beleza. Infelizmente o entorno estava em reforma e tinham tapumes cercando a obra, o que não permitia circular e ver todos os detalhes externos.

Catedral Maringá

Se não bastasse ser tão bonita por fora, a Catedral também impressiona por dentro. Quem vê os vitrais externamente não imagina que são tão coloridos.

Catedral Maringá

O vão livre interno tem 84 metros e possui uma imagem de Nossa Senhora da Glória com 18m de altura. Foram 5 anos para finalizar as pinturas da via sacra e os painéis.

Catedral Maringá

Para quem tiver mais tempo e disposição, ainda existem 482 degraus para subir até um mirante e poder ver a cidade de Maringá lá do alto. No caminho tem um museu com fotos e peças do acervo do arcebispo e um espaço com lóculos para armazenamento de restos mortais. Eu adoro ver as cidades do alto. Na minha opinião, é sempre a melhor paisagem de qualquer lugar, mas infelizmente não pude ir. Se na minha próxima visita a Maringá sobrar um tempo, quero muito encarar esses degraus, mas espero que não esteja tão quente quanto estava semana passada porque faz muito calor na cidade!

E nunca esqueçam que, independente do motivo que te levou a qualquer lugar ou do tempo que vai permanecer, é sempre válido dar uma pesquisada antes e tentar aproveitar nem que seja um pouquinho do destino. Todos os lugares sempre tem algo a oferecer ;)

Comentários

comments

Leave a Reply