Como montar um roteiro de viagens

Antes de mais nada, quando for comprar uma viagem e for por conta (sem roteiro e tours já especificados pela agência), precisa levar em consideração o tempo que vai ficar em cada lugar. Para fazer um roteiro de viagens, a pesquisa começa antes de comprar as passagens e hotéis. É trabalho pra caramba, mas vale a pena e a viagem fica moldada bem do seu jeito.

1) Pesquise sobre o destino

Parece uma dica idiota, mas não é. “Acho que tal lugar é bacana” não é o suficiente para se debandar pra lá no primeiro voo barato que encontrar. É claro que se você morar na Europa e tiver um voo/trem de 2 euros, tem mais é que ir mesmo, afinal é tudo perto e qualquer coisa você volta pra casa rapidinho.

BUT, se não for o caso, melhor não correr o risco de se programar, passar horas no avião, gastar e achar tudo uma nheca. Além de ouvir dicas e comentários de outras pessoas, pesquise por si só o local. Por que será que tal pessoa gostou? Será que vou gostar também?

Leve em considerações as coisas que você gosta de fazer antes de mais nada. Por exemplo: eu não sou uma pessoa muito de natureza, florestas e afins. Quando alguém me fala sobre algum lugar desses, pondero bastante pra ver se vou realmente curtir ou se vou chegar lá e falar “bacana, cadê a cidade e o movimento?”.

Outra coisa importante aqui, é saber se a época que quer ir é apropriada ou não. Ninguém quer passar 5 dias abaixo de chuva em Machu Picchu! E veja também quantos dias serão necessários lá para não ficar a menos ou a mais, e se por acaso valer a pena ($$$) ficar mais tempo em um lugar x que não tenha taaaanta coisa pra fazer, pesquise se não existem cidades ou atrações próximas dali. Assim aproveita o tempo e conhece mais coisa.

2) Busque as melhores passagens

Esse tópico é essencial, pois é a parte mais cara da viagem (normalmente, a não ser que vá a NY e gaste a vida… tipo algumas pessoas que conheço eu). O Fabinho já fez um post inteiro sobre isso e deu várias dicas pra quem quer bons preços.

3) Calendário

Faça um pequeno calendário com os dias que estará no lugar, e aproveite e já coloque as horas de chegadas e saídas de voos. Assim já fica mais fácil de visualizar que horas terá disponível na viagem e a hora de ir para os aeroportos sem correr o risco de perder a hora e o pior, os voos.

Evite o stress e a correria já tendo isso bem fixado na memória, e por que não anotado em um caderninho também?

4) Escolha os pontos turísticos

Essa é a parte mais legal, a qual você vai pesquisar os lugares que tem interesse. Museus, parques, passeios com crianças, compras, ruas interessantes, restaurantes recomendados, bares diferentes e afins. É nessa hora que você entra aqui no Fin (♥) e procura as informações dos lugares, pega endereços e horários de abertura e vai anotando tudo. Pode ser desordenado mesmo, a gente deixa. Vai anotando sobre os lugares e as impressões que teve quando leu sobre eles na internet.

5) Pondo no mapa

Essa é a parte maaaaaaaaais chata de tudo, não vou mentir. Agora é a hora de pegar um mapa da cidade e começar a pontuar o que fica onde. O pior é que normalmente não tem um mapa decente na internet. Dependendo da cidade até tem um com as marcações dos pontos turísticos, mas na maioria das vezes não é assim… mamão com açúcar! O que você faz? Desiste? Não, só tem um pouco mais de trabalho, pois vai ter que jogar os pontos no google maps e ir marcando de acordo com os endereços que já procurou antes.

Depois de fazer isso, você vai ver o que é perto do que, e então vai começar a traçar o roteiro de verdade.

6) Fazendo o roteiro (até que enfim!)

Depois de toda a parte chata, vem uma um pouco menos chata, que você vai formatando tudo. Antes de mais nada, veja os lugares que oferecem entradas gratuitas, ou shows específicos e já marque os dias.

Exemplo: alguns museus são gratuitos no domingo. Me diz por que você vai deixar pra ir no museu na… terça, se for passar um domingo na cidade? Não faz sentido. Ok, sei que as vezes não dá pra formatar desta forma e temos que deixar as regalias de lado, mas se quiser um parâmetro bom para montar tudo, comece assim, separando os pontos por dias vantajosos. É claro que você não vai só usar isso como estratégia, pois se um museu x é de graça no domingo e ele fica ao sul, e outro museu também de graça no mesmo dia fica ao norte, não vai perder seu tempo de passeio atravessando uma cidade só por um descontinho. Economizar é uma coisa, ser mão de vaca é outra.

Bom, assim você vai separando os lugares e vai vendo o que é perto do que. Obviamente agrupe desta forma, tipo sábado vai conhecer a região tal, domingo região y, segunda região w…

Outra dica é a de não agrupar por tipo de ponto, como “segunda feira: museus”. Na boa, é a pior coisa a se fazer. Cansamos de fazer a mesma coisa em um único dia. No caso de museu ainda mais, eles são muito cansativos. Tente mesclar museu-parque-compras-brinquedos-seilá. Você vai aproveitar bem mais, acredite.

Ah, e antes de terminar tudo e dizer que está tudo lindo e perfeito, não esqueça de verificar como ir de um lugar ao outro. Vai que você marca 679 coisas em um dia, mas para ir de x-y você vai precisar trocar 5x de ônibus e andar mais 2h e perder um tempão. Além de otimizar regiões, tem que se prevenir com o transporte também, isso é importantíssimo!

7) Viaje feliz

Espero ter te ajudado a montar sua própria viagem e a aproveitar o máximo de tudo. Mas não desanime caso seu roteiro não dê 100% certo, isso é perfeitamente normal, até porque parte-se do princípio que não conhece o local. Imprevistos acontecem e as vezes achamos que vamos demorar 10 minutos ali e demoramos 2h, aí tudo atrasa.

Não precisa se desesperar e nem mudar tudo, apenas tente re-organizar algumas coisas, quem sabe tirar um ou outro passeio mais básico e colocar algo mais interessante no lugar. Leve seu bloquinho com anotações com você, e caso sobre algum tempo, já insira nos dias mais folgados se quiser.

É isso. Boa viagem e paciência na hora de fazer o roteiro, mas melhor do que chegar no destino e não saber por onde começar!

Nossos roteiros de viagem:

- Lima: 2 dias

- Manaus: 4 dias bem aproveitados

- Turquia: roteiro pelo país

- Istambul: 2 dias de inverno

- Lisboa

- NY

- Viagem de carro por Brasil, Argentina e Uruguai

- 7 roteiros em San Isidro

- México

- Litoral do Paraná

- Portugal: roteiro pelo país

- Califórnia: roteiro pelo estado

- Itália: roteiro pelo país

- Colômbia

- Buenos Aires

Comentários

comments

11 Comments on Como montar um roteiro de viagens

  1. Mariana
    Mariana
    8 de dezembro de 2011 at 9:08 (7 anos ago)

    A parte de colocar no mapa é a que eu mais gosto (L)

    Responder
  2. Fabio
    8 de dezembro de 2011 at 12:48 (7 anos ago)

    Mapa é a parte mais legal!

    Responder
  3. Bruna
    16 de dezembro de 2011 at 18:35 (7 anos ago)

    Eu adoro fazer toda essa parte “chata”
    =)

    Responder
  4. Simone
    26 de janeiro de 2012 at 17:40 (7 anos ago)

    Super didático o post, é bem isso, faço muito parecido. Ótimas dicas que vão ajudar muita gente, parabéns!

    O único problema que faltou mencionar é: TEMPO! A maioria das pessoas não consegue fazer isso por pura falta de tempo para pesquisar, pois demanda muito mesmo. E tb não é todo mundo que gosta ou tem paciência, mas certamente é uma “formula” eficiente, que garante uma viagem do seu jeitinho e geralmente bem mais economica.

    Responder
    • Anna
      Anna
      26 de janeiro de 2012 at 17:44 (7 anos ago)

      Pois é Simone… nós sempre procuramos escrever que essas viagens foram feitas por nós, usando x, y, z parâmetros… o leitor precisa estar ciente de que somos diferentes e cada um faz do seu jeito né?
      Seja questão de tempo, prática pra fazer isso, tempo que leva na viagem em si, pra passear e também os pontos de interesse.

      Sempre mostro aqui o que eu fiz, mas pode ser que algum leitor não se interesse por aquilo e daí terá uma lacuna no meio!!

      Responder
  5. Simone
    26 de janeiro de 2012 at 17:43 (7 anos ago)

    Ah! Sobre mapas… acho que não precisa fazer tudo antes de sair de casa, como fixar todos os pontos turisticos por exemplo. Dá para pegar no hotel (ou comprar) um mapa da cidade assim que chega no local, e aí já ver ali mesmo quais locais se agrupam em determinada região, e separar estas regiões pelo tempo em que vai ficar na cidade, visitando cada “bloco” por dia. ;-)

    Responder
    • Anna
      Anna
      26 de janeiro de 2012 at 17:46 (7 anos ago)

      Concordo! Eu mesma faço isso as vezes, caso não tenha dado tempo de ver antes, ou por falta de informação, como quando fui pra Bali!
      Não encontrava nada aqui, tive que resolver tudo lá.
      Me dá um pouco de agonia/medo… de perder tempo lá por falta de organização. hahaha

      Responder
  6. Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)
    30 de abril de 2012 at 18:00 (6 anos ago)

    Ficou show Anna! Queria eu conseguir planejar tudo tim-tim por tim-tim desse jeito…, sem dúvidas os sucessos seriam mais constantes haha

    Responder
    • Anna
      Anna
      30 de abril de 2012 at 19:12 (6 anos ago)

      hehehe Obrigada Lu!
      Nem sempre sai tudo 100%, mas faz parte né? aventura tem que ter.

      Beijos!

      Responder
  7. Jr Caimi
    26 de fevereiro de 2013 at 14:30 (6 anos ago)

    Muito bom… eu planejo até certo ponto, não sou tão organizadinho assim hehe

    abs

    Responder

1Pingbacks & Trackbacks on Como montar um roteiro de viagens

Leave a Reply