Como são as ruínas de Pompeia

Todo mundo ficou sabendo mês passado que o tráfego aéreo da Europa ficou maluco por causa da erupção do vulcão Eyjafjallajokull (!), na Islândia, né? As cinzas expelidas se propagaram por milhares de quilômetros, cobriram parte do continente, um absurdo! Reparem no mini avião em meio as cinzas. TENSO.

cinzas gigantes e aviãozinhoREUTERS/Lucas Jackson

Não sei se rola visitas nas proximidades desse vulcão, mas um passeio vulcânico bacana e não muito caro (se você já estiver por lá, claro) é visitar o sítio arqueológico de Pompeia, na Itália. Só pra situar, em 79 AC o Vesúvio entrou em erupção monstruosamente e soterrou duas cidades próximas, Pompeia e Herculano, em metros e metros de lava, cinzas e pedras. Triste pra quem morava lá, o máximo para os arqueólogos que acharam uma cidade romana conservada pelo tempo.

pompeia

Para chegar até é preciso ir até Napoli (caminho mais fácil e turístico, digamos), de trem ou avião, e de lá pegar mais um trem, na Stazione Centrale.

Pela companhia Circumvesuviana existe uma opção direta pra lá, a Napoli-Sorrento, com parada em Pompei Scavi – Villa dei Misteri. É possível ir com outras linhas, mas com essa você para bem perto das entradas do sítio, com outras é preciso trocar de meio de transporte. Os trens partem a cada dez, quinze minutinhos, bem tranquilo, e a tarifa é de uns 3 euros.

ruinas de pompeia

Agora a parte ruim, o sul da Italia é uma baderna sem fim, as estações são uma loucura e a de Napoli não é exceção. É um caos. Se você estiver com malas, mochilas, mais um problema. Em boa parte da Europa é tranquilo e barato deixá-las nas estações, em maleiros organizadinhos. Ali, não. Você vai se assustar, então já fique preparado. São 4 euros por mala nas primeiras 5 horas, 60 centesimi/hora cada hora adicional até a 12° hora. Seja como for, deixe-as em Napoli. Em Pompeia é pior ainda para guardar bagagem.

pompeia

Tirando isso, é um passeio barato. O ingresso para um centro de escavações custa cerca de 15 euros, válido por um dia, ou você pode comprar o pacotão para os cinco sítios da região, por 18 euros, válido para três dias (mais infos no site do parque). Mas olha, tem que gostar muito de arqueologia para ir em todos… eu fui só no de Pompeia e já é bem cansativo, o lugar é enooooorme.

Dica de amiga: se você for no verão, leve sombrinha, protetor solar e água, muita água. Lá é super quente, abafado e quase não tem sombras. E só tem lugar para comprar água e comida nas extremidades do parque, então até achar uma barraquinha com água você já está mais do que passando mal!

pompeia

Tirando esse detalhizinho técnico, é bem legal! Quem gosta de história fica tonto de tanta informação. Um fato que sempre repetem quando falam dessa erupção do Vesúvio é que a lava moldou os corpos de algumas pessoas e os conservou na posição em que morreram, e os arqueólogos conseguiram reproduzir estátuas a partir disso. É um pouco macabro, mas  todo mundo procura essas estatuas durante a visita. Elas ficam meio escondidas, em um dos jardins perto do anfiteatro das fotos acima, na parte de baixo do sitio arqueológico.

pompeia

pompeiaOlha quando itens eles conseguiram salvar e catalogar!

O que eu não imaginava de forma alguma quando cheguei no parque era o tamanho da cidade e a distância do Vesúvio pra cidade. Foram 2 coisas que me surpreenderam bastante. Eu realmente achava que o vulcão era mais próximo, quase do lado mesmo e, na verdade, você tem até que dar uma forçadinha na vista para enxergá-lo dependendo do clima.

Já a cidade, eu achava que era um passeio até que rápido, que era como uma vila mesmo. Desinformação minha total, porque na verdade ela é gigantesca! Ficamos o dia inteirinho lá e não deu pra ver tudo mesmo! E olha que andamos muito, pra tentar ver o máximo. Minha dica é: já vai sabendo que você vai visitar uma parte de Pompéia só, porque percorrer tudo é praticamente impossível!!

Mesmo assim, foi uma visita espetacular. Algo histórico e que nunca imaginei que veria na vida. É lindo e muito triste ao mesmo tempo. É lindo ver e saber mais da cultura local, ver as pinturas, as construções, o estilo de vida da época. E também é muito triste ver que uma cidade magnífica como aquela foi destruída em horas. Vale cada centavo do ingresso e traslado, pode reservar 1 dia completo da sua viagem ao sul da Itália só pra Pompéia, ok?

ruinas de pompeia

Mais do sul da Itália:

Uma parada em Bari, no sul da Itália

Gran Caffè Saicaf, confeitaria tradicional em Bari

Alberobello, uma cidade imperdível na Puglia

Um dia em Lecce, sul da Itália

Napoli: o guia turístico

Napoli e o caos

Museu Arqueológico de Napoli

Amalfi, para passar a tarde na Costa Amalfitana

Grotta dello Smeraldo

Sorrento

Minha visita à ilha de Capri

Comentários

comments

4 Comments on Como são as ruínas de Pompeia

  1. Juliana
    20 de março de 2011 at 10:44 (8 anos ago)

    Fernanda,

    Há maleiro na estação de Pompeia?

    Grata.

    Responder
    • fernanda
      20 de março de 2011 at 15:12 (8 anos ago)

      Oi Juliana!
      Não me recordo se há maleiro em Pompeia, deixei minhas malas na estação de Napoli, que é maior. Lá tem um maleiro, mas ele é bem bagunçado e caro.

      Responder
  2. Luffi
    10 de julho de 2012 at 15:12 (6 anos ago)

    Pompeia foi o primeiro local que conheci de italia e simplesmente adorei, aliaz ia pessoal comigo que não liga nada mas mesmo nada a ruinas e adorou. Bom post

    Responder

1Pingbacks & Trackbacks on Como são as ruínas de Pompeia

  1. Napoli: o guia turístico « Finestrino
    21 de outubro de 2010 at 8:02 (8 anos ago)

    […] Em Napoli tem uns museus muito legais, a maioria de história mesmo. Um bem bacana é o Museu Arqueológico, que tem uma coleção gigante de antiguidades. O museu fica em um prédio do ano de 1615 e tem achados de Pompéia, Herculano e Stabiae, as cidades devastadas pelo vulcão Vesúvio. (a Fe mostrou Pompéia aqui). […]

    Responder

Leave a Reply