Durian, a fruta mais fedida do mundo

Não sei nem como começar esse post… não sei se falo sobre a fruta, sobre a procedência, sobre o gosto, sobre o cheiro. Bom, pra não te assustar logo de cara, começo dizendo que no Brasil ela é chamada de Durião. São cerca de 30 espécies dessa fruta, mas só um tipo é encontrado no mercado internacional, o resto você só vai encontrar na terra natal, o Sudeste Asiático.

O durian é parecido com uma jaca, mas não tem nada a ver com a jaca. É enorme, podendo ter até 30cm de comprimento, mas o mais importante não é o formato e o tamanho.

O mais importante é que o durian é tão fedido, mas tão fedido, que chega a ser proibido comê-lo em alguns lugares, como por exemplo em Cingapura, terra das mil e uma leis. Olha só:

Ai você deve estar se perguntando: “será que é mesmo tão fedido assim? Que cheiro tem isso meu Deus?”

O cheiro é muuuuito ruim. Cheiro de podre, cheiro de gases podríssimas, de queijo estragado, chulé, cadáver… tudo misturado. Já pensou que delícia uma saladinha de frutas com Durian?

O pior é que – boatos – que o gosto é maravilhoso! Li por aí que o gosto é como caramelo. Os asiáticos comem bastante da fruta, fazem geléias, bolos, etc, como uma fruta normal. Tem até sorvete!! Por sorte quando estive na Indonésia não topei com nenhuma fruta dessas abertas e nem com ninguém comendo uma dessas por perto.

Teve gente que viajou comigo e disse que ia experimentar, mas sabem… meio que não rolou. Ufa! Não sei se eu conseguiria experimentar isso, mesmo que tivesse gosto de chocolate (amo!), acho que o cheiro não me permitiria tal façanha.

Alguém já comeu ai? Conta pra gente!

Comentários

comments

4 Comments on Durian, a fruta mais fedida do mundo

  1. Lillian Brandão
    4 de junho de 2012 at 12:32 (6 anos ago)

    Eu ouvi falar da Durian no livro Terra Estrangeira que você recomendou aqui no blog. (Ainda estou lendo!) O autor fala muito delas no capítulo da Indonésia.
    Gostei de conhecê-las pelo seu post (que ainda bem que não tem cheiro! hehehe)
    Muito engraçada a placa de proibição da fruta! :)

    Bjos,
    Lillian.

    Responder
  2. Alice
    4 de junho de 2012 at 20:39 (6 anos ago)

    Comi, odiei, não vomitei, por azar você não estava junto pra ver/filmar. É muito pior do que tudo que você pode imaginar!

    Responder
  3. anonimo
    24 de junho de 2012 at 0:16 (6 anos ago)

    O cheiro nao eh tao ruim assim. Eh um pouco pior do que da jaca. O gost eh bom mas a jaca eh mais gostosa.

    Responder
  4. Ze
    8 de janeiro de 2015 at 10:36 (4 anos ago)

    Ja, na realidade o cheiro que é ruim. Nao gostei, até pq nem gosto de jaca.

    Responder

Leave a Reply