A carteira nacional de habilitação é um documento muito importante e de porte indispensável para os motoristas. Você sabia que existem algumas situações que podem levar você a perder a sua habilitação para dirigir? Para não acabar perdendo a sua carteira de motorista, informe-se aqui sobre quais motivos podem te levar a perder a CNH e saiba como evitá-los.
Além de perder o direito de dirigir legalmente, cometendo infrações no trânsito você pode estar sujeito a uma pendência muito cara com o Detran. Portanto, o melhor a fazer é evitar infringir as leis de trânsito e manter a sua carteira de motorista em dias.
Vale lembrar que a perda da CNH é temporária. Você deverá entregá-la ao agente responsável e então será determinado quanto tempo ela ficará suspensa e quanto de multa você terá que pagar.
Confira abaixo o que pode fazer com que a sua CNH seja suspensa:
Limite de pontos na carteira
As infrações de trânsito são divididas em categorias, indo das mais brandas às mais graves. Cada infração possui uma pontuação a ser marcada na sua carteira. Quando atinge o limite de 20 pontos em um curto período de tempo, você pode perder temporariamente o direito de dirigir.
Você deve estar atento às infrações de teor grave e gravíssimo, pois geram mais pontos na carteira. Estar com os documentos atrasados pode render sete pontos, portanto esteja atento às datas do IPVA.
Outra infração que gera pontos na carteira é não estar sob porte da CNH ou dos documentos obrigatórios. Uma solução para este problema tão comum, é a aquisição da CNH digital que promete facilitar a vida dos motoristas.
Dirigir ameaçando pedestres
Dirigir pelas ruas e avenidas de forma perigosa e ameaçando a vida de outras pessoas é o tipo de infração que faz com que a CNH do motorista seja automaticamente suspensa.
Isto quer dizer que, mesmo que não disponha da pontuação máxima (20 pontos) na sua carteira, se cometer este ato, a pessoa estará sujeita a perder o direito de dirigir.
Conheça também o CNH Social, a oportunidade de pessoas de baixa renda conquistarem a carteira de motorista.
Dirigir sob a influência de álcool
Se for submetido ao teste do bafômetro e for comprovado que o motorista estava dirigindo sob o efeito máximo de álcool, ele pode perder a sua habilitação, além de ter o seu carro rebocado.
Além desta situação, existem outras que podem levar ao mesmo destino, como exceder em 50% o limite de velocidade, disputar corrida, praticar manobras perigosas com o veículo, entre outras.