Look do dia: Rajastani

O look de hoje veio do Rajastão, maior estado da Índia em área e a maior parte dela é desértica, conhecida como deserto de Thar. As mulheres rajastani usam alguns trajes típicos:

Ghagra: Usado por todas as mulheres, ghagras são as saias longas que vão até quase o chão. A saia começa justa e estreita em cima e vai alargando até a barra… só que o grande detalhe é que, diferente de todas as saias do mundo, a ghagras tem “barra” feita com um outro tecido largo e colorido, chamado sinjaf, que serve para tornar mais resistente. A largura do ghagra e o número de pregas servem para indicar a riqueza das mulheres.

Choli/Kurti/Kurta: A blusa que acompanha o ghagra, cholis são blusas curtas que terminam logo abaixo do busto, enquanto kurtas são mais longas (como uma camisa),vai até a cintura. É aquele modelo indiano famoso que todos conhecem já.

Ghoonghat: O ghoonghat é o traje especialidade do Rajastão. Quase como uma dupatta, uma extremidade é tradicionalmente enfiada na ghagra enquanto a outra extremidade é levada por cima da cabeça e do ombro direito.

Lá as mulheres cobrem o rosto também. Motivos? Vários! Religião, cultura do vilarejo, para proteger do sol forte e da poeira do deserto e também em respeito aos sogros, marido e senhores mais velhos das vilas.

As cores variam com a ocasião, claro. Exemplo: ghoonghat em amarelo com desenho de lótus vermelho no centro é chamado de ‘pila’ e é o tradicional presente que pais dão a filha quando nasce um filho.

Comentários

comments

Leave a Reply