Look do dia: Samburu

Não é a toa que sempre escrevo sobre as tribos africanas nessa categoria, eles tem roupas e looks muito único e bacanas. Hoje escolhi a tribo Samburu para mostrar a vocês.

Os Samburus ficam na região do Quênia. A língua deles é chamada samburu mesmo, parecida com a da tribo Massai (95% iguais, pra ser sincera). Assim como os Massai, vivem do campo e são nômades, criando cabras e ovelhas. Cultivam algumas coisas como milho e batata para sobreviver.

Até o nome samburu vem da língua Massai, e significa “bolsa de pele”, já que os samburus sempre carregam essa bolsa.

O vestido tradicional dos homens samburu é um tecido de cor vermelha ou preta, enrolado como se fosse uma saia. O nome dessa vestimenta é Shukkas e junto a ela, utilizam uma faixa branca e no fim fica tipo uma saia kilt escocesa. As mulheres usam dois panos, na cor azul ou púrpura. Além disso, utilizam colares e pulseiras com muiiiitas miçangas coloridas. Olha que lindo isso:

As mulheres E os homens usam esses adornos coloridos, mas são as mulheres que fazem enquanto os homens estão caçando, claro. Para completar o visual, eles fazem pinturas bem coloridas no rosto também, para acentuar as linhas faciais. É uma maquiagem só que com tinta.

Os homens em idade de caça e guerreiros, usam trancinhas no cabelo, bem como os Massai, e quando ficam mais velhos, raspam tudo. As mulheres deixam tudo raspado sempre.

Infelizmente introduziram a cultura européia na tribo e alguns já usam calças e shorts. O povo ainda resiste a esse tipo de “novidade”, mas aos poucos a cultura vai se perdendo. Uma pena…

Comentários

comments

Leave a Reply