Marmita fit, madrinha de casamento e mais um devaneio sobre padrões de beleza

“Minha amiga de infância vai casar e eu vou ser madrinha. Preciso emagrecer”, pensei 10 meses antes do casamento. “Dá tempo de virar a Gisele Bündchen até”.

Seis meses antes do casamento: “Pensando bem, minha estrutura é bem diferente da Gisele Bündchen, então, mesmo que eu fique com o peso dela, não vai combinar comigo, por isso ainda não comecei o processo de emagrecimento”.

Três meses antes: “Emagrecer pra quê?! Abaixo aos padrões de beleza! Não precisa ser magra para ficar bonita! #naopassarao”.

Uma semana antes do casamento: “Alô, é da marmita fit? Quero um kit de marmita para uma semana”.

“É muito mais prático!” eu dizia. “Sai R$9,00 a marmita. É mais barato do que comer em casa até. E não sobra tanta louça para lavar”. Argumentos não faltavam para justificar a compra das marmitas e tentar esconder a verdade: eu queria emagrecer.

Mesmo sabendo que não é possível fazer milagre em uma semana, eu precisava do conforto psicológico de pelo menos ter tentado. O processo de desconstrução dos padrões de beleza é muito difícil e, embora eu lute contra isso e já tenha falado sobre esse assunto no blog algumas vezes (aqui e aqui), tenho as minhas recaídas de vez em quando. Dessa vez eu não estava sozinha. Sei que depois das reuniões regadas à pão de queijo e milkshake com as madrinhas, estávamos todas no mesmo barco: tentando emagrecer para estarmos todas lindas para o casamento da nossa amiga. Tentando emagrecer apenas para, hipoteticamente, chegarmos ao padrão de beleza que sempre me pergunto se é tão importante assim. E que sempre concluo que não.

Ainda não sei quantas recaídas eu vou ter nesse processo de desconstrução. Talvez aqueles 50g (hahaha) que eu emagreci tenham influenciado realmente no psicológico, mas nem 10kg a menos seriam melhores do que passar pelo processo todo ao lado de mulheres tão lindas. Até porque, no final, o que importa são os bons momentos com pessoas legais e que são importantes para nós. E duvido que alguém discorde disso.

img-20161202-wa0017img-20161202-wa0018(Fotografia: Renaclo Filho)

Comentários

comments

Leave a Reply