Murano, uma ilha ao lado de Veneza

A gente fala de Veneza mas nunca lembra que em volta tem um monte de outras ilhas interessantes pra visitar né? Uma das minhas maiores tristezas foi não ter ido visitar a ilha de Murano (que na real é composta por 7 ilhas), ali do ladinho da minha cidade queridinha!

É em Murano que são feitos os objetos/bijuterias de vidro mais bonitos que eu já vi. Olha, na real confesso que os objetos de decoração são muitas vezes meio bregas, porque são muito coloridões e apesar da complexidade do produto, não orna fácil com qualquer coisa na sua casa. Já as bijus, são muito legais.

Comprei dois pingentes lá que por Deus, lindos! E o mais legal é que são de vidro, ou seja, feito com sopro e aquelas formas malucas de fazer coisas de vidro. Ah, só um detalhe: vidro quebra tá? Digo isso porque uma vez que fui pra lá comprei um anel preto lindoooo! Ele durou 3 dias, porque né, qualquer coisa que bati a mão, ele partiu já. Chorei e guardei os 2 pedaços durante um tempão, meio na expectativa que um dia pudesse colar e ter meu anel de volta. Passou o tempo e desisti… me desapeguei do material. Haha.

Eu queria muito ter ido até a ilha pra ir nas fábricas e conhecer todo o processo de fabricação, acho muito mágico este tipo de produção em vidro, não faço idéia de como eles fazem pra fazer esses desenhos de florzinha e etc. Pra mim é magia, é impossível que seja artesanal e não feito por máquinas!!

Aqui tem um vídeo bem legal da fabricação dos vidros. Vale a pena ver.

É claro que tem mais coisa pra ver em Murano além dos vidros, afinal é uma mini cidade com 5.500 habitantes… é na Itália, então já saiba que tem um igreja principal, etc.O que eu acho mais bizarro das atrações de láé a Igreja de Santa Maria e São Donato que tem uns mosaicos bizantinos do século XII e que possui os “ossos do dragão que matou São Donato”. (claro!)

Mas o atrativo principal dali são os “vidros de Murano”, não os ossos de dragão. Compre vários de presente pra todo mundo, é super típico, médio caro – depende da loja e do trabalho no vidro – e todo mundo vai gostar porque é super bonito.

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.