Notre Dame x Sé

Ano passado resolvi fazer, inocentemente, um comparando igrejas aqui no blog. Na boa, levei acho que 3h horas só pra montar aquele post, só porque eu não tinha me ligado que igreja é um treco que a gente vê a rodo pelo mundo.

Naquele post, coloquei várias e mesmo assim não entraram nem metade das que já visitei por aí… bom, se for fazer um só com as de Minas Gerais, escrevo durante uma semana!

Esse mini comparando igrejas 2 é mais porque eu achei 2 igrejas i-gu-a-is: a de Notre Dame em Paris e a da Sé em Lisboa.

Claro que tem diferenças evidentes, umas é mais antiga e a outra mais gótica, mas elas são irmãs, no mínimo. A de Notre Dame, apesar de ter praticamente a mesma idade que a Sé (Dame é de 1163 e a Sé de 1150) é bem mais conservada e inteirona.

Ok temos que dar um desconto pelos três terremotos que atingiram a Sé, incluindo o de 1755 que destruiu quase toda a cidade. A Sé tem marcas da vida!

A irmã Notre Dame já é toda mais glamour, já apareceu em zilhões de filmes, livros, quadros etc. Ela é a irmã poderosa, vamos combinar. Inclusive não dá pra dizer que por dentro elas são semelhantes também, Notre é bem mais rica e trabalhada, enquanto a Sé tem seu charme, mas nada comparada à Catedral francesa.

Aliás, esperava mais do interior da Sé, achei que seria uma surpresa bem como foi com Notre Dame, que por fora é bonita, mas por dentro é um choque.

Alguém mais percebeu a semelhança quando visitou as duas?? Será que tem mais irmãs espalhadas pelo mundo?

Comentários

comments

1 Comment on Notre Dame x Sé

  1. Joana
    1 de novembro de 2013 at 18:14 (4 anos ago)

    Aqui em Montreal tem outra irmã, também chamada Notre Dame! Igualzinha!!!!

    Responder

Leave a Reply