O incrível Museu do Café em Santos

Eu não gosto de café. Não adianta querer me dizer que “mas desse café você vai gostar” ou qualquer coisa do tipo. Eu não gosto. Acho o gosto muito forte, não desce. Eu gosto mesmo é de coisinhas doces, não me obriguem a tomar café! Porém, eu ADORO o cheiro do café. É tão delicioso…

Quando fizemos o cruzeiro no carnaval, nossa saída era de Santos, claro. Aí como ficamos com medo dos horários e da estrada nesse feriado, pegamos o ônibus um dia antes e assim também poderíamos conhecer a cidade. Na boa, foi a melhor escolha do universo, porque Santos é uma gracinha!

museu do café 1

Uma das nossas paradas foi no Museu do Café, bem no centro histórico. O prédio é lindão, todo antigo e cheio de história assim, já de cara. Segundo a Wikipedia:

“Primeiramente instalada em um salão alugado no centro de Santos, a Bolsa do Café transferiu-se em 1922 para o palácio construído especialmente para suas atividades, que funcionou até fins da década de 1970 quando foi abandonado.

Criada por decreto federal, ela iniciou suas atividades em 1917 em uma pequena repartição nas rua XV de Novembro com a rua do Comércio, no centro da cidade. Com o aumento do volume das negociações, a construção de uma sede própria passou a assunto prioritário. Após um restauro realizada em 1998, o palácio foi reinaugurado como o Museu do Café.”

museu do café 2

O lugar é realmente incrível, enorme e tem muita coisa sobre a história do café. Tem vídeos, tem objetos, tem cafés (he) e tudo bem organizado, amplo, limpo. Dá um gosto passear por ali, e fotografar o prédio. Cada cantinho tem um detalhe bacana.

museu do café

Nós acabamos ficando um tempinho maior do que o esperado ali, e depois aproveitamos pra tomar um café (no meu caso, uma água) e comer alguma coisa na cafeteria do local, que é super simpática e tem um menu bem interessante!

museu do café

Serviço:

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico

Horário: De terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h. Abertura às segundas-feiras, de dezembro a março.

Entrada: R$ 6,00

Comentários

comments

Leave a Reply