O novo Terminal 3 de Guarulhos

Então que depois da Copa, pela primeira vez passeio pelo novo e tão falado Terminal 3 de Guarulhos. Confesso que achei muito lindo e digno finalmente, a parte de check in me lembrou o aeroporto de Cingapura e a parte de embarque me lembrou o de Madri. No fim, acho que foi uma grande miscelânea de referências mesmo, hehe.

Brincadeiras a parte, está tudo muito bonito. Grande, limpo, arejado, decente, sem muvuca e é mais fácil achar cada balcão de check in. Além disso tem vários novos restaurantes bacanas bem próximos da região e para chegar até o terminal finalmente colocaram as famosas esteiras rolantes, que facilitam bastante o deslocamento dentro do aeroporto, principalmente pra quem está correndo em conexão.

terminal 3 de guarulhos

Outra coisa que achei legal e que foi implementada nos outros terminais também, é o leitor de código de barras das passagens. Assim dá pra agilizar a entrada e não vi filas nestas últimas passadas no aeroporto. É bem simples, basta colocar seu bilhete aéreo na catraca e pronto. Caso dê algum problema, tem funcionários ali para auxiliar, mas na verdade é muito simples mesmo.

Passando para a área de embarque, eles aumentaram a quantidade de máquinas de raio x e isso diminuiu um pouco o tempo de espera na fila. Tem fila, mas ela anda. Tá valendo, né?

Passado esse sufoco vem o próximo: imigração. Aí sim, muuuuitas cabines e um serviço surpreendentemente eficaz. A fila anda bem rápido e há muitos funcionários para ajudar e organizar tudo. Nem parece Guarulhos, confesso! Fiquei feliz que agora as coisas estão melhores e mais fáceis.

Toda a área de embarque ficou muito maior, mais confortável, arejada, limpa e clara. Bem diferente dos antigos terminais. Está fácil achar terminais e visando a atual necessidade geral da nação: tem tomadas em tudo que é lugar!! Vários restaurantes e lojinhas por ali também, o que ajuda na espera do tempo para conexões.

terminal 3 de guarulhos

Na volta duas surpresas, uma boa e outra ruim. A ruim é que quando chegamos, um cano tinha estourado no corredor de desembarque. Peraí, o terminal não é novíssimo e caríssimo? Isso foi um transtorno pois tivemos que ficar muito tempo esperando no avião até que enviassem ônibus para buscar os passageiros até a imigração. Primeira impressão pros gringos que estavam no voo: #fail. Quem tinha conexão próxima ficou tenso, certamente.

Passado isso, chegamos direto na imigração, e aqui igual a saída, muitas cabines e funcionários agilizando e organizando o povo. Geralmente essas filas de chegada são gigantescas e muito demoradas (a minha chegada nos EUA dessa vez foi palhaçada, inclusive. Fiquei 2h na fila porque das 40 cabines, só 5 estavam abertas. Tem dó né?), mas dessa vez foi bem rápido. Não fiquei mais do que 15 minutos na fila, e isso é um tempo incrível pra imigração.

Passando essa parte: malas! A área das esteiras está enorme e bem espaçosa. Nos antigos acho essa área bem apertada, e quando chegam voos internacionais ao mesmo tempo, vira um caos!! Mas no novo terminal eles conseguiram dar uma liberada nisso. As esteiras são maiores e tem espaço entre elas.

Depois da mala todos sabemos o que vem: hora do Duty Free. Olha, eu nem sou fã do Duty, compro pouca coisa e de vez em quando só, e dessa vez desanimei com um detalhe. Geralmente antes de entrar na loja precisamos deixar as malas na lateral, guardadas pra facilitar deslocamento e tudo o mais. Ótimo, mas nesse novo essa área está estranha, pois é preciso andar por parte da loja (parte de perfume e maquiagens) até chegar no corredor que vira pra guardar a mala. Apenas não fez o menor sentido pra mim e muita gente já foi parando no caminho pra fazer compras com mala e tudo, atravancando um pouco a passagem. Achei estranho e levei um certo tempo até achar onde deveria guardar a mala. No fim das contas me deu uma preguiça além da conta de atravessar toda uma parte e procurar a área e passei direto. Talvez esteja sendo chata, talvez não esteja tão prático como deveria ser para venderem mais… apenas foi essa minha impressão: difícil entender a nova loja.

De qualquer forma, o terminal 3 está muito melhor e absurdamente mais bonito. Quando vão arrumar todo o resto!? Tá na hora, por favor!!

Comentários

comments

3 Comments on O novo Terminal 3 de Guarulhos

  1. Ana Carla Carvalho
    20 de novembro de 2014 at 1:16 (3 anos ago)

    Aninha, so um complemento, o duty free agora fica depois da alfândega, o que achei uma maravilha! Sempre passava direto pelo duty free com medo de ficar sem tempo pra conexão caso fosse parada e tivesse problema, dessa vez achei ótimo pode ficar gastando tempo da minha conexão por lá, sem ter que me preocupar com mais nada… no mais, minha experiência bateu certinho com a sua (sem a parte do cano, claro), imigração rápida mesmo com vários voos chegando ao mesmo tempo, esteiras largas, sem espera pela bagagem, coisa linda!

    Responder
    • Anna
      Anna
      20 de novembro de 2014 at 8:01 (3 anos ago)

      Verdade Ana!
      Esqueci de mencionar. Na hora até fiquei meio perdida, tipo “gente, que monga, não to achando o duty free”. hahahaha
      Mas depois descobri. =D

      Responder
      • Ana Carla Carvalho
        21 de novembro de 2014 at 13:30 (3 anos ago)

        E eu que passei pela alfandega sem perceber?? Hahahahaha!!!

        Responder

Leave a Reply