Um passeio pela Zona Tortona e o Naviglio

Milão tem muito além de tour de compras, bem como você pode ver no nosso super guia online e gratuito. Hoje resolvi montar um pequeno passeio por uma área cheia de design, galerias, loja bacana (porque é bom comprar sim!) e restaurantes: a zona Tortona e arredores do rio Naviglio.

Como é Itália, a cidade é pequena e você pode fazer tudo a pé tranquilamente. Para começar pegue o metrô linha 2 (verde) e desça na estação Pta. Genova. Saindo dali logo em frente tem uma praça cheia de ônibus e taxi e confusão – Itália, clássico -, e passando essa praça e indo pro lado esquerdo você verá uma pequena ponte meio escondida e meio movimentada. É por ali mesmo!

zona tortona milão

A ponte vai te levar até a Zona Tortona, uma região super bacana e descolada, cheia de estúdios artísticos, lojas de decoração e ateliers. Essa é A região na época do Salone del Mobile e do Fuori Salone e todo mundo que é descolado, passeia por lá, incluindo Philippe Starck. (se não sabe quem é, clica aqui).

zona tortona milão

O legal é andar por ali desbravando todos os cantinhos. Ruas que sugiro? Via Tortona e Via Savona são as principais e são paralelas. Você pode ir pela Tortona até o cruzamento na Viale Carlo Troya e depois voltar pela Savona.

Não deixe de ver a Emporio 31, uma loja especializada em fazer os produtos made in italy mais acessíveis; o restô Boccino e sua mistura de novo-velho e clássico-design com comida típica milanesa; e a Fondazione Arnaldo Pomodoro um escultor com nome super divertido, hehe.

E ó, se der sorte, olha o que tem por lá pra matar a saudade (não é igual ao nosso aqui, mas é muito quase):

churros zona tortona milão

Saindo de lá, atravesse a ponte novamente e siga reto mesmo, logo estará na região do Naviglio (é o rio ok?).

mapa tortona naviglio

Ali você irá encontrar uma infinidade de bares e restaurantes para aperitivo a noite, que é uma prática bem comum em Milão. A noite as margens do Naviglio bombam!

naviglio milão

Outra coisa bacana por ali são as lojas estilosas e cheias de novidades contrastando com alguns brexós e sebos. É ali, neste mesmo lugar que rola a feirinha hippie de domingo, como em toda boa e grande cidade. A feira é enorme e você pode fazer esse tour ao contrário caso vá passear no domingo, né? Aí aproveita tudo mesmo desse lado da cidade.

naviglio

E lembre de olhar tudo com cuidado e pra cima também, porque no meio do caminho…

igreja naviglio milão

Também é por ali que está a minha creperia preferida da cidade e o que acho mais legal dali são os pátios antigos escondidos em alguns endereços. É bem clássico, bem italiano e além de boas fotos, esses cortiços antigos muitas vezes tem lojas descoladas também, e loja descolada todo mundo curte.

cortiço milão naviglio

Comentários

comments

Leave a Reply