6 opções de roteiros de um dia próximos a Curitiba

Ninguém pode dizer que não tem coisa legal pra fazer em Curitiba e região metropolitana. Nós já postamos muitas opções aqui nesse blog como o Caminho do Vinho, como a Vinícola Franco Italiano, como o Terra Preta, e muitos outros.

Porém ok, vai que você quer algo mais “viagem”, mais longe, mais explorador… então tem um mooonte de coisas pra fazer em um dia aqui pertinho. Montamos alguns roteiros de um dia próximos a Curitiba pra você aproveitar bem os finais de semana. Todos já testados por nós, ou seja, vai dar boa.

vila velha e carambei

Dois parques incríveis e que dá tranquilo pra fazer em 1 dia, ainda mais porque é um caminho pro outro. De Curitiba para Vila Velha são 92km e de Vila Velha pra Carambeí são mais 45km apenas.

Você pode sair de manhã direto pra Vila Velha, dar uma volta, tirar um monte de fotos e seguir pro Parque Histórico de Carambeí pra almoçar lá mesmo, pois as opções são muito melhores.

Nós falamos tudo de Vila Velha aqui e tudo e mais um pouco de Carambeí aqui. São 2 parques bem diferentes um do outro. O primeiro é de belezas naturais, pedras esculpidas pelo vento e trilhas leves; já o segundo é um museu a céu aberto que remonta uma colônica holandesa de imigrantes. É lindíssimo! Passeio tranquilo pra 1 dia.

carambei e castrolanda

Já sabendo que Curitiba para Carambeí são 137km, de Carambeí pra Castrolanda são só mais 29km. É pertinho ou não é?

Para fazer diferente, você pode começar o dia em Carambeí. Passeia a manhã, almoça tranquilo e segue pra Castrolanda. Lá os museus fecham as 17h, então fique atento. Castrolanda não é um passeio que vai te tomar horas e horas e horas a fio. Aqui é uma colônia de holandeses também, e tem um moinho enorme para visitação.

Aqui conto melhor sobre Castrolanda e seus museus. É pra ir cedo e voltar no final da tarde.

castrolanda e tibagi

Já conhece Carambeí? Então junta Castrolanda com a próxima cidade, Tibagi. São 70km de distância uma da outra, e o legal seria sair de manhã direto pra Castrolanda (porque tem horário de fechamento de museu às 17h) e depois se aventurar um pouco em Tibagi.

Em Tibagi você encontra 2 passeios indispensáveis: visitar o cânion Guartelá – que já fica antes da entrada da cidade na estrada vindo de Castrolanda (fique atento!) – e fazer o rafting no rio Tibagi.

É melhor fazer o passeio no cânion antes por 2 motivos: primeiro porque ele já estará no seu caminho, e segundo porque no rafting você vai precisar trocar de roupa pra voltar. Então já sua uma roupa só, suja na trilha do cânion, usa no rafting e depois toma um banho pra voltar pra casa.

Se você começar o passeio pela manhã, consegue fazer os 3 sem problemas. Caso contrário, pode deixar o rafting pra outra viagem!

witmarsum e vila velha

Outra forma de fazer roteiro de 1 dia aqui pertinho é fazer Witmarsum, que é uma colônia alemã e Vila Velha. São muito próximas também, uma distância de 35km apenas, mas aqui a Colônia Witmarsum vem antes, e dá pra fazer tanto antes como depois.

Como falei acima, Vila Velha você passeia em uma manhã basicamente. Então você pode ir a Vila Velha primeiro, passear e ir pra Witmarsum pra almoçar e passear; ou ainda aproveitar a manhã na colônia, almoçar e ir mais tarde pra Vila Velha. Aqui depende do que você quer fazer e conhecer na colônia. Tem várias opções de passeios rurais lá, tem café colonial, tem museu, lojinha… certamente ficará mais tempo em Witmarsum.

witmarsum e carambei

Outra opção é combinar a colônia alemã e a holandesa. De Witmarsum à Carambeí são 80km, e eu diria pra você ir de manhã pra Witmarsum, passear e almoçar e então seguir pra Carambeí. Nesse roteiro talvez fique um pouco mais apertado de tempo e não dê pra fazer todas as atividades em Witmarsum. Isso se você quiser fazer passeio de trator, de cavalo, de pônei, pescar, etc.

Mas aquela visita na colônia, comer comidas típicas alemãs e caseiras, conhecer o museu e as lojinhas, dá sim. E aí dedica a parte da tarde pro Parque de Carambeí.

litoral paranaense

Cansei de ir pro lado do interior do Paraná, bora pro litoral! Aqui não temos as mais belas praias de mar azul e quentinho não, mas temos cidades muito gracinhas pra visitar.

A distância de Curitiba é pequena, e entre elas é menor ainda. Morretes pra Antonina são 15km e Morretes de Paranaguá são 40km. Uma opção legal é começar indo direto pra Paranaguá, conhece o centro histórico e segue pra Morretes. Lá é o local ideal pra almoçar o barreado, comida típica daqui e passear pelo centro histórico que é uma graça. E pra fechar o dia, seguir pra Antonina e se acabar de comer bala de banana.

Se você for descer de trem pra Morretes, aí fica complicado de ainda passar nas outras cidades. Eu sei que tem tour que junta Morretes com Antonina, mas não rola passar em Paranaguá. Sem carro ali fica complicado mesmo.

Comentários

comments

3 Comments on 6 opções de roteiros de um dia próximos a Curitiba

  1. Camila Nunes
    12 de abril de 2017 at 13:15 (8 meses ago)

    Show! Sou do Paraná e já fiz esses passeios! Muito legal ;)

    Responder
  2. Natalie
    17 de abril de 2017 at 15:13 (8 meses ago)

    Olá! Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
    • Anna
      Anna
      18 de abril de 2017 at 8:08 (8 meses ago)

      Oba! Brigada Natalie!! Ficamos felizes =)

      Responder

Leave a Reply