Show de danças turcas na Capadócia

Pra finalizar a série de posts relacionados à Capadócia, vou contar do show de danças turcas que fomos assistir. Foi lá que vimos à dança/culto dos Dervixes, inclusive. Um must see na Turquia.

Convenhamos que foi um passeio bem meio turístico, com certeza esse nem era o melhor lugar pra ver um show decente. Digo isso porque eu sei que as boas danças nem ficam nesses lugares, mas pra quem está visitando e quer conhecer um pouco da cultura local, é bem interessante.

danças turcas

O local que fomos é um bar dentro de uma caverna. Lembram que comentei nesse post que eles faziam cidades subterrâneas e que nesse eu falei das capelas dentro das pedras? Então, é tipo isso. Por dentro é enorme e ele tem uma disposição diferente, as mesas ficam colocadas em uma espécie de mini arquibancada e separadas em uns 6 buracos. A pista fica no meio.

danças turcas

Lá as bebidas estão todas incluídas, desde chás típicos a cervejas e a vodca local (fortíssima, by the way). Além disso tem também uns petisquinhos, nada muito elaborado, só pra você se ocupar um pouco.

danças turcasEssa vodiquinha aí, é 7 partes de água e 3 de vodca. E eu achei bem forte já!

O show começa com o que todo mundo quer ver: Dervixes. Pra quem não sabe, esse rodopio que eles fazem não é uma dança, e sim uma oração. É a forma deles de rezar e cultuar Deus (no próximo post vou falar melhor disso, pois visitamos a mesquita do mestre Dervixe). Neste momento não é possível tirar fotos ou filmar. Ahhhhhhh.

dança turca

Mas daí eles voltam no final do culto e fazem mais um pouquinho pra todo mundo poder registrar. É jogo rápido, um minutinho. Então tem que agilizar essa foto!

Depois disso entram vários tipos de danças turcas, uma de cada região. Algumas são bem simples, outras são mais interessantes. Tem dança do ventre, tem dança em casais, tem dança de casamento com participação do público, tem dança divertida… de tudo.

Aí lá pro final do show entra uma moça sozinha com um vestido preto todo bordado. E começa a rodar, como os Dervixes. E a rodar, rodar, rodar, e ela usa alguns acessórios pra dançar, e o vestido muda de cor e ela gira por, juro, uns 10 minutos. É lindo demais! Algo muito incrível e muito diferente, nunca tinha visto na vida.

danças turcasPostei vídeo disso no Instagram (oi, segue lá!)

E pra fechar com chave de ouro, entra outra mocinha… hu-mi-lhan-do na dança do ventre. Essa parte dura um bom tempo e sério. Humilhante. Muito boa mesmo.

danças turcas

O show durou um total de 1h30-2h00 mais ou menos. Tem que jantar antes, ok? Começa por volta de 20h30 para entrar e beber um pouco e por volta das 21h começa efetivamente a apresentação.

danças turcas

Outros posts sobre a Turquia:

– Turquia; dicas práticas de turismo

Posts de Istambul

– Roteiro Istambul para 2 dias de inverno

– Como são as estradas na Turquia

Ankara e o Mausoléu de Ataturk

– Capadocia: dicas práticas de turismo

- As cidades subterrâneas da Capadocia

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

– O museu a céu aberto de Goreme

– Tudo o que você precisa saber sobre os tapetes turcos e como trazer pra casa

– Museu Mevlana e os Dervixes em Konya

- Kervansaray

– Pamukkale e as piscinas de calcário

A Casa da Virgem Maria

Éfeso, a segunda maior cidade do Império Romano

– Bursa, parada estratégica com muito frio!

Cerâmicas turcas

O que comprar na Turquia

– Turquia: Sugestão de roteiro

Comentários

comments

Leave a Reply