Trens italianos: diferença entre as classes

Se tem uma coisa boa de fazer na Europa, é fazer viagens com os trens. Eu usei muito esse serviço enquanto morava lá e não canso de indicar. Além de mais baratos, com mais opções de horário e com paradas centrais, sempre tem boas vistas no caminho.

Na Itália tem várias opções, então é bom saber diferenciar um do outro antes de escolher, até porque os preços variam bastante e sempre rola dúvida. Vou explicar um pouquinho a diferença entre um e outro pra vocês:

Regionale

Esse é o trem mais básico, velho, não muito rápido e barato que vai encontrar. São super antigos e confesso que não são muito confortáveis, pois é claro, os assentos não são modernos de couro nem nada.

São trens bem baratinhos, e a diferença da 1ª para a 2ª classe é praticamente irrisória. A diferença é que na 1ª passam com um carrinho com serviço de bordo pra você comprar, e na 2ª não passam.

Já viajei muito com esse trem, e nas viagens mais longas o banco começa a pinicar demais, principalmente no verão. Os bancos não reclinam na classe econômica e reclinam muito pouco na 1ª.

Os banheiros são medonhos, em ambas as classes. Fecha o olho, tampa o nariz e vai com fé!

Para os trechos mais longos tem os trens com cabines para dormir, com preços mais altos, é claro, e sim, são antigos e meia boca também. Já viajei nesses mais longos, mas na classe econômica, com cabines para 6 pessoas. Se tiver sorte, vai sozinho e fica com um pequeno quarto só seu, oooouuu, vai dividir com 5 pessoas e a viagem fica ainda mais longa. (já tive as duas experiências, foi sofrido dividir, e tem que tomar cuidado dobrado ok?).

Eurostar

Ahhhh… nada como viajar de Eurostar. Esse é o trem dos mais abastados, não aqueles turistinhas como nós mortais que vão com dinheiro contado e querem gastar menos de 100 euros na viagem.

Aqui as classes também são separadas em 1ª e 2ª, mas mesmo a classe mais barata já é um luxo delicioso.

Bancos de couro, cadeiras mais gostosas, mesinha de centro com tomada para eletrônicos, banheiros mais limpos e se quiser, pode ir ao bar comprar alguma coisa.

Na 1ª classe o esquema é de primeira mesmo. Além dos detalhes iguais à outra classe, aqui tem serviço de bordo gratuito! E distribuição de jornais de vários países. É muito chique mesmo. Uma delícia viajar com eles.

Uma vez deixei pra comprar o bilhete na hora da viagem e me ferrei, pois só tinha Eurostar 1ª classe. Paguei caríssimo, mas eu precisa do trem e bom… valeu a pena, porque a viagem foi a mais confortável do planeta! Então não chorei por ter gastado demais.

Além disso esses trens são um pouco mais rápidos e fazem poucas paradas, nada de sistema pinga-pinga como os regionales. Geralmente param nas cidades mais importantes do trecho. Bom ficar atento caso queria parar em uma mini cidade, porque esse trem não vai ficar parando no caminho.

Frecciarossa

Esse trem é novo e é ainda mais top que o Eurostar. Na verdade é uma categoria de trem Eurostar, só que melhor e mais veloz ainda.

Ele é ainda mais rápido, mais luxuoso e para só em cidades-chave. Exemplo: de Milão a Roma, nos outros trens paramos mil vezes e a viagem pode durar até 6h. No Freccia, o trajeto dura cerca de 3h e para em Roma – Napoli, apenas. Uma beleza, porque é muito rápido mesmo!

Os serviços são bons iguais aos do Eurostar normal

Intercity

O inter é um trem mais básico também, mas ele liga capitais de países diferentes. Não vi muita coisa de melhor na 1ª classe, tirando que é mais vazia e com mesinhas também. O legal desse trem, é que caso você perca o horário, pode usar o mesmo bilhete em outro trem da mesma rede.

Aconteceu comigo e expliquei como fazer aqui neste post.

Esses foram os trens que já usei por lá. Resumindo: quer gastar pouquinho? Escolha o Regionale. Quer conforto? Escolha o Eurostar ou Frecciarossa (bem parecidos). Quer chegar bem rápido? Escolha o Frecciarossa.

As diferenças de preço são significativas, mas dependendo da sua necessidade, vale a pena pagar um pouco mais sim.

E outra coisa bem importante, sempre que for fazer uma viagem fora do país, é necessário ter um seguro viagem. Aqui você pode consultar diversas seguradoras e escolher a melhor opção para sua viagem. E quer melhorar? Utilize o cupom BLOGFINESTRINO5 e ainda ganhe 5% de desconto. 

 

Comentários

comments

15 Comments on Trens italianos: diferença entre as classes

  1. Jules H. Zimmerman
    17 de julho de 2013 at 0:59 (5 anos ago)

    Um Eurail Pass de 1ª classe também é válido para viagem de trem na 2ª classe. E para viajar na 1ª classe com um Eurail Pass de 2ª classe, você pode pagar um custo adicional no local.

    Responder
  2. Daniela Santos
    13 de janeiro de 2014 at 17:34 (5 anos ago)

    Anna! O trenitalia entra em qual categoria?? Você conhece a empresa? Vi passagens Veneza-Florença por 19 euros!!! E você sabe de alguma empresa que faça roma-frankfurt de trem?

    Beijoss

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de janeiro de 2014 at 17:47 (5 anos ago)

      Oi Dani.

      Trenitalia significa “trens da Italia”. É um site/empresa do país que une todas as linhas pra você comparar os preços e horários.
      Aí lá eles são separados em Regionali (mais barateza e pinga-pinga), EuroStar, Freccia Rossa… enfim, vários tipos.
      Sobre Roma-Frankfurt talvez consiga algo indo na estação de trem e vendo qual a melhor opção, mas acho que não é um trajeto pra fazer de trem, é muito longe.
      Acho que vai compensar buscar uma low cost por tempo E dinheiro!!

      Beijos.

      Responder
      • Daniela Santos
        13 de janeiro de 2014 at 17:51 (5 anos ago)

        Obrigada Anna!!
        Então isso já tira a minha dúvida: passagem de 1ª classe, roma florença, pelo Frecciarossa ou Frecciargento tá 29 euros! Na taxa super economy, para abril deste ano. Está excelente não? Rss

        Vou ver avião então pra frankfurt, nosso vôo de volta pro Brasil é por lá e estou lutando para ver uma boa tarifa de volta, porque até agora as passagens de trem não passaram de 39 euros e gastar mais que isso no avião, apesar de necessário vai doer rsss

        Responder
        • Anna
          Anna
          13 de janeiro de 2014 at 17:58 (5 anos ago)

          Tá bem boa a tarifa no Freccia sim.
          O trem é ótimo e rápido.

          De trem roma-frankfurt vai ser bem mais de 39 euros!
          E são muitas horas. Roma-Milão são umas 3h no trem rápido mais caro e ainda tem todo o trecho inter.
          Além do que acho que não é direto, acho que tem que trocar de trem se bobear guria.

          Na Ryanair tem o voo Roma-Frank, ele sai do aeroporto de Ciampino e custa cerca de 43 euros: https://www.bookryanair.com/SkySales/booking.aspx?culture=it-it&lc=it-it&cmpid2=Google#Select

          Responder
        • Anna
          Anna
          13 de janeiro de 2014 at 18:02 (5 anos ago)

          To vendo que de trem custa 196 euros, são 22h de viagem com 2 conexões.
          Ou 11h por 235 euros.

          Acho que avião hein?

          Responder
          • Daniela Santos
            23 de janeiro de 2014 at 1:02 (5 anos ago)

            Então, conseguimos um de florença para munich noturno (86 euros – 1° classe) e depois Munich-frankfurt ( 101 euros – 2° classe ). Ainda via sair um pouco caro, mas vai compensar uma diária de hotel e não vamos perder um dia de viagem, pq a única passagem de avião (air berlin usando aeronave Niki, oi??) saia dia 17 de abril, e nosso retorno é dia 18. aí perdíamos um dia de viagem. Com o trem chegamos em frankfurt as 11am =D

            Responder
  3. Amanda Rosa
    26 de fevereiro de 2014 at 10:21 (5 anos ago)

    Ana, bom dia! Estou esquematizando uma viagem para a Italia agora em maio, e quando fui pesquisar os trens (Roma – Veneza , Veneza – Florença, Florença – Roma) não consegui identificar os tipos de trens pelo site da trenitalia, só aparece “FRECCIARGENTO”. Sabe me dizer o que isso significa e como faço para identificar os tipos dos trens? Bjs!!!

    Responder
    • Daniela Santos
      26 de fevereiro de 2014 at 11:21 (5 anos ago)

      Oi Amanda! Comprei no site e o Frecciargento são os de alta velocidade (todos que começam com Freccia são os flechas, os trens de alta velocidade italianos), como ela descreve aqui no blog. Pode comprar rss Estarei lá em Abril e daí te respondo aqui da qualidade do serviço =D

      Responder
      • Amanda Rosa
        26 de fevereiro de 2014 at 12:17 (5 anos ago)

        Ahhh que ótimo Dani!
        Obrigada, vou ficar aguardando as notícias!

        Responder
        • Anna
          Anna
          26 de fevereiro de 2014 at 16:27 (5 anos ago)

          Oi Amanda

          Bom, a Dani já respondeu haha.
          No site você selecione “tutti i treni” e assim vão aparecer todos os “freccia”, o inter, o eurostar… enfim, todos os disponíveis pro trecho que busca.

          Beijo!

          Responder
  4. Cláudia
    20 de julho de 2014 at 23:20 (4 anos ago)

    Olá Anna,
    Estou tentando comprar as passagens de trem de roma para venza no site da TRENITALIA o qual direciona para:
    https://www.lefrecce.it/B2CWeb/

    A opção Da: Roma Termini 19:50
    A: Venezia S. Lucia 23:35
    Durata: 03:45
    Frecciargento 9454
    2ª classe € 78. 00 (super econômica) para dois adultos

    Ainda não sei onde ficarei hospedada, neste caso, não sei escolher a estação Tiburtina ou Termini, também, não decidi onde ficarei se em Veneza ou Mestre, é possível eu comprar a passagem hoje marcando tanto para Roma quanto para Veneza “Tutte Le Stazioni”, para depois eu decidir onde vou embarcar e onde vou desembarcar? Quanto tempo de antecedência devo chegar a estação? É necessário apresentar passaporte e qual a burocracia nas estações? Sobre as bagagens há restrição de quantidade, peso e tamanho?
    Desde já obrigada, Cláudia

    Responder
  5. cacilda
    4 de agosto de 2015 at 14:56 (3 anos ago)

    Oi Anna, vou sair de roma de trem e me hospedar em Mestre. devo comprar o bilhete para Mestre ou Santa Lucia? grata!

    Responder
    • Anna
      Anna
      5 de agosto de 2015 at 8:08 (3 anos ago)

      Compra pra Mestre, vai pagar menos porque para antes.

      Responder
  6. Marcio
    6 de janeiro de 2018 at 18:33 (10 meses ago)

    Uma duvida, no trecho Milao x Veneza, o trem Eurocity Internacional é a mesma coisa que trem Intercity?? Senão for, como é esse trem, tipo o frecciarossa?

    Responder

Leave a Reply