Turista: Ano Novo Chinês por Yu Xingquan

Hoje é o ano novo chinês. Toda a Ásia estava se preparando pra isso, e apesar de lá ter comemoração do nosso ano novo – uma vez eu que passei a virada lá e foi normal – a grande festa acontece hoje (lembrando que hoje aqui é amanhã lá). E nada melhor do que um original Made in China pra contar pra gente como é, certo?

Quem conta pra gente é o Yu Xingquan. Feliz Ano Novo galeraaaa!

“Dia 23 de janeiro de 2012 é comemorado o ano novo chinês, e esse é o ano de dragão, horoscopo chinês que é composto por 12 animais, entre eles 11 reais e 1 mistico. Cada ano ele muda no primeiro dia do calendario lunar chines, ou seja, primeiro dia da primavera na China. Os 12 animais são: rato, touro, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco, que representam os animais de estimação, animais de criação para o consumo e os trabalhos rurais e também animais místicos ou animais que representam algum tipo de crença.

O ano novo chines é o maior feriado da China, digamos que nós juntamos Natal e Carnaval, uma mistura de festas, de comemorações e de confraternização. O feriado pode durar de 7 a 15 dias dependendo da região e pela combinação dos dias de semana. Nessa época todas as pessoas que trabalham fora da sua terra natal, ou moram em cidades distintas da sua familia, retornam para se reunir e como a China é um país gigantesco em relação à população, nessa época normalmente é a a com maior fluxo de pessoas simultâneas do mundo, quase o país inteiro cai nas estradas, nas ferrovias (que é o meio de transporte mais ultilizado), nos aeroportos e também por meios fluviais, causando um verdadeiro caos de em todo lugar. Mas apesar das superlotações e do desconforto, as pessos deixam a reclamação de lado, pois o objetivo é chegar em casa para o momento da confraternização.

No dia 1º tem a comemoração, claro, e antigamente as mulheres casadas tinham permissão para visitar a casa dos pais no 2º dias apenas. No 4º dia, é quando os chineses recebem o Deus da riqueza. Nesse dia, as pessoas acordam muito cedo para soltar fogos de artifício, pois segundo a lenda, quem soltar primeiro chama a atenção do Deus, que então irá na casa da pessoa antes.

Tem várias coisas tipicas dessa época, como fogos de artificio, comidas tipicas, como pastel chinês, bolinhos de arroz e entre outros. Antigamente somente nessa época as pessoas podiam saborear alimentos mais diversificados, pois o povo guardava dinheiro ou recursos para utilizar somente nessa no Ano Novo.

As criancas ganham dinheiro de Ano Novo dos pais e dos parentes mais velhos, mas só ganham depois de chegar para os familiares e desejarem coisas boas para o novo ano. Só assim que os adultos dão o dinheiro dentro de um envelope vermelho para os pequenos.
Nessa época as pessoas colam adesivos vermelhos nas portas e janelas, pois a lenda diz que o Ano Novo é como se fosse uma bênção, e que tem um monstro que come essa bênção tirando a alegria das pessoas. Mas como o monstro tem medo do vermelho, os chineses usam esta cor para espantá-lo.

Hoje em dia esse feriado ja é bem mais reconhecido no mundo, muitos ocidentais ja conhecem e inclusive visitam a China para sentir e aproveitar a festa, saborear comidas tipicas e compreender a tradição.

Bom acho que isso é um pouco que eu posso dizer sobre a esse feriado, que é o mais importante dos chineses, para não dizer que é praticamente o único para TODOS os chineses. Espero que todos tenham um ótimo ano novo chinês, apesar de que não é comemorado aqui no Brasil, sempre é bom saber que dá para comemorar 2 vezes o ano novo se quiser… e comemorar 2 vezes é melhor que uma né?”

Comentários

comments

1 Comment on Turista: Ano Novo Chinês por Yu Xingquan

  1. Daisy
    23 de janeiro de 2012 at 21:45 (7 anos ago)

    como que eu descubro meu bicho chinês??

    Responder

Leave a Reply