Valle Nevado… no verão!

Perdeu a temporada de esqui no Chile? Tá em dúvida se vale a pena ou não conhecer uma estação de esqui no verão? Eu conheci o Valle Nevado no verão e, na minha humilde opinião, acho que vale muito a pena. Engana-se quem pensa que não tem nada para fazer em uma estação de esqui em pleno verão. E digo mais: se você tiver sorte, ainda vai conseguir avistar alguns picos nevados.

Quais são as opções, então? Vamos lá:

1) Estrada

valle nevado verão

Primeiro de tudo, a estrada para chegar à estação de esqui é uma atração por si só. Já contei nesse post aqui que dirigir na montanha era um sonho antigo e que pude realizar a caminho do Valle Nevado. É impressionante como a cada 100 metros você encontra uma paisagem diferente. Estar entre as montanhas naquele silêncio é algo que traz uma paz enorme.

2) Picos nevados

Como disse anteriormente, com sorte você pode encontrar alguns picos nevados. Eu já tinha visto neve em Londres e nem por isso achei menos emocionante ver os picos nevados, imagina então para quem vê neve pela primeira vez!

valle nevado verão

3) Detalhes da montanha

Nunca visitei uma estação de esqui no inverno, mas pelo que já vi em fotos, no meio de tanta neve não é possível ver detalhes da montanha e nem de ter noção da imensidão de seus vales.

valle nevado verão

E também foi vendo isso que pensei nos perigos que a neve pode esconder. Logo que desci do carro, dei de cara com essa mulher sentada na ponta dessa rocha à beira do penhasco e tive 87 tipos de calafrios.

valle nevado verão

Já pensou chegar ali na beirada com neve? E se escorregar? Neve é instável em superfície inclinada. Alguém sabe se eles colocam barreiras para o pessoal não passar?

4) Bar e restaurante

Se você decidir ir ao Valle Nevado, provavelmente vai passar o dia todo por lá e, a não ser que leve seu próprio lanchinho, prepare o bolso porque as coisas são bem caras, mas o espaço é bem legal e tem vistas lindas para a montanha.

valle nevado verão

5) Loja

Como todo bom lugar turístico, o Valle Nevado tem uma boa lojinha de souvenirs e roupas de frio, além de acessórios para esquiar. Como era de se esperar, os preços são exorbitantes, mas sempre vale a visita. Eu comprei apenas o meu pratinho para a coleção, mas com muita dor no bolso.

valle nevado verão

6) Esportes de montanha

O Valle Nevado proporciona aos visitantes e prática de esportes de montanha durante o verão também. Infelizmente não tive a oportunidade de fazer nenhum deles, pois meu objetivo nesse passeio era apenas dirigir na montanha, mas é possível fazer trekking, cavalgada, escalada e passeio de teleférico.

valle nevado verão
valle nevado verão(Imagens:Valle Nevado)

Dicas para aproveitar melhor o Valle Nevado no verão:

- Use roupas adequadas! Por mais que seja verão e que esteja um calor escaldante em Santiago, use calça comprida e leve uma jaqueta para cortar o vento porque a 3.000 metros de altitude você vai sentir frio. Eu subestimei o frio e fui de vestido, mas fiquei a maior parte do tempo dentro do bar/restaurante porque estava quentinho;

valle nevado verão

- Vá cedo, especialmente se você quiser ir dirigindo, pois as paisagens são tão lindas no caminho que você vai querer parar mil vezes para curtir e tirar fotos;

- No verão, um passeio bate-volta é suficiente e acho que hospedar-se no hotel seria um gasto desnecessário;

- Use óculos escuros, pois venta bastante e em algumas partes a claridade é bem diferente do comum e incomoda um pouco a visão.

Se você quiser saber quanto custa passar uns dias em Santiago no verão, dá uma olhada nesse post que mostra todos os gastos que eu tive nessa viagem e se quiser ler os outros posts, dá uma olhada nesses links:

Viajando com Muprhy: Santiago

Aluguel de Carro no Chile

#Fail: Cajon del Maipo

San Jose de Maipo: a mini cidade entre as montanhas

Hotel em Santiago: Ibis Providencia, o meu preferido

Restaurante em Cajon del Maipo: Sabor Nativo

Chilitos: os cachorros de Santiago

Dirigindo na montanha: Valle Nevado

Quanto custa? Santiago do Chile

18 Comments on Valle Nevado… no verão!

  1. Fernanda
    25 de outubro de 2013 at 13:19 (331 dias ago)

    Eu fiz um bate-volta de Santiago para Portillo no verão um tempão atrás e foi bem assim mesmo rs. Realmente mesmo no auge do verão, ventava muito lá em cima e estava bem frio.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      25 de outubro de 2013 at 13:21 (331 dias ago)

      Pois é, da próxima vez vou levar um casaquinho pelo menos.
      Não tava insuportável, sabe?! Mas também não estava muito confortável com o frio. Hehehe

      Responder
  2. Marcos Oliveira
    28 de outubro de 2013 at 12:50 (328 dias ago)

    Mari! Sou Marcos Oliveira, da assessoria de imprensa do Valle Nevado no Brasil. Me envie seus contatos para o e-mail marcosjunior@b4t.com.br e inserimos em nosso mailing para receber notícias e novidades de lá, caso já não esteja, claro! Obrigado. Marcos.

    Ps.: adoramos o post. Vamos trabalhar o verão no Valle a partir de agora. Tb vamos postar este link nas redes sociais da maior estação de esqui da América do Sul.

    Responder
    • Marcelo
      7 de março de 2014 at 21:40 (197 dias ago)

      Obrigado pelo post. Estou indo agora em Abril de 2014. Dia 17 e vou alugar um carro e ir conhecer….

      Responder
  3. Isabele
    15 de fevereiro de 2014 at 16:47 (218 dias ago)

    Oi Mariana, estou indo para o Chile agora em março, vou me hospedar no Ibis Providencia e fiquei animada com seu post, queria uma opinião sua, vou ter que escolher entre o Valle Nevado e a região de Cajon Del Maipo para conhecer, o que vc acha. Obrigada. ISabele

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      16 de fevereiro de 2014 at 9:14 (217 dias ago)

      Oi Isabele,

      Essa é uma pergunta muito difícil! Se você der uma olhada em todos os posts dessa série do Chile, vai perceber que eu conheci pouco de Cajon del Maipo, porque com as chuvas as estradas ficaram bloqueadas, então fica mais difícil ainda te responder qual escolher, mas vou tentar.
      Se eu tivesse que escolher apenas um deles, eu escolheria Cajon, porque quando eu fui, estava procurando por uma opção mais natureza, mais roots e com menos infraestrutura. Eu queria muito ter ido nas águas termais que tem lá, mas isso vai muito do gosto de cada um. Minha mãe, por exemplo, gostou mais do Valle Nevado, porque você tem toda essa beleza da natureza e a infraestrutura.
      Resumindo: se quer mais aventura, vai pra Cajon, se quer beleza com infraestrutura, vai pro Valle.
      Você pretende voltar algum dia para o Santiago? Porque a região de Cajon não é acessível no inverno, enquanto o Valle Nevado é. Então se você pretende voltar um dia, considere ir para Cajon no verão e Valle em outra oportunidade.
      Espero que eu tenha te ajudado, apesar de achar que te deixei mais confusa. Hahahaha
      Beijos e depois me conta o que decidiu!

      Responder
  4. Debora
    6 de março de 2014 at 14:06 (199 dias ago)

    Olá Mariana, adorei seu post! Já estive em Santiago mas no inverno, não conheci na oportunidade o Valle Nevado porque decidimos conhecer as montanhas do sul em Pucon. Agora vamos daqui a alguns dias novamente e estava em duvida se valia a pena conhecer o Valle Nevado no verão ou não, mas seu post me fez decidir por tentar a aventura. Você recomenda conhecer apenas Valle Nevado ou mais alguma estação na região? Obrigada!! Dá uma olhadinha no meu blog também :)

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      7 de março de 2014 at 16:35 (198 dias ago)

      Oi Debora!
      Que bom que te ajudei a decidir conhecer o Valle Nevado mesmo no verão :) espero que você também goste.
      Eu recomendaria conhecer apenas o Valle Nevado das estações de esqui, porque quando eu pesquisei no ano passado, descobri que era a única que fica aberta no verão e tem atividades, mas isso pode ter mudado. Não custa dar uma olhada no site oficial das outras estações para ver se eles estão abertos.
      E vou dar uma olhada no seu blog sim.

      Beijos

      Responder
  5. Letícia e
    10 de abril de 2014 at 12:51 (164 dias ago)

    Boa tarde , Mariana !
    Vou ao Chile semana que vem , já vi algumas notícias dizendo que hoje estava nevando e fiquei muito feliz apesar de saber que não é a época … Gostaria de saber se vale a pena ir ao vale nevado e se existe estação de esqui que neva o ano todo .

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      11 de abril de 2014 at 7:39 (163 dias ago)

      Olá Letícia,
      O post fala exatamente sobre isso. Você chegou a ler? Fala sobre como e porque vale a pena visitar o Valle Nevado, mesmo no verão.
      Não existe estação de esqui que neva o ano todo, mas com sorte você vai conseguir ver pelo menos uns picos nevados ;)
      Boa viagem.

      Responder
      • Letícia e
        11 de abril de 2014 at 11:00 (163 dias ago)

        Obrigada Mariana , tomara que neve bastante !!!

        Responder
  6. Sérgio Rodrigues
    16 de julho de 2014 at 15:18 (67 dias ago)

    Estarei em Santiago dia 20 de Novembro realizando um velho sonho de subir nos Andes de carro. Seu blog foi perfeito para mim, porque esclareceu-me algumas dúvidas; tempo , percurso, etc. Vou tirar muitas fotos, dar uma volta naquele teleférico fechado e almoçar por lá a 3000 metros (preços altos é algo previsível em se tratando de uma estação de esqui), não tem preço. Na próxima volto quando tiver neve para praticar o escorrega-cai, porque em Bariloche não consegui aprender. He, he, he. Parabéns pelo blog.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      16 de julho de 2014 at 17:08 (66 dias ago)

      Que bom que gostou das dicas, Sérgio.
      Fico bem feliz mesmo por saber que foram úteis :)
      Também quero voltar um dia quando tiver neve. Deve ser bem diferente e ainda não conheço.
      Boa viagem!

      Responder
  7. DANI
    26 de julho de 2014 at 11:21 (57 dias ago)

    Poxa, Mariana! Teu blog me “salvou” porque não poderei ir na neve, até chorei. Só vou fim de outubro, sei que não encontrarei neve por lá, mas que lindas paisagens dos Andes se consegue.Acho que dá pra aproveitar melhor viña del mar e Valparaíso, né? E também Santiago tem mts coisas pra se ver. Obrigado pelas dicas. Espero um dia ir quando estiver nevando. Bjsss

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      27 de julho de 2014 at 11:19 (56 dias ago)

      Oi Dani!
      Que bom que meu post te “salvou”. Hahahaha
      Tenho certeza que, independentemente da época do ano, as paisagens são sempre lindas e a viagem vale muito a pena. Indo final de outubro você vai conseguir ver um pouco de neve sim. Ok que não vai ser aquela mega neve e tal, mas é válido mesmo assim. E vai conseguir ver mais do que os picos nevados que eu vi indo em fevereiro. Arrisco até dizer que, com mais um pouco de sorte, pode até pegar uns restinho de neve no chão. Vou torcer por você!
      E tem muitas outras coisas para aproveitar pela região. Você já viu todos os nossos posts sobre Santiago e arredores? Tem bastante coisa e tenho certeza que vai encontrar várias opções de passeios bacanas.
      Boa viagem!

      Responder
  8. DANI
    27 de julho de 2014 at 16:07 (56 dias ago)

    Ah, sim. Tava vendo os outros posts, com certeza serão de muita valia. Obrigada mais uma vez!Torcer pra pegar um resquício de neve na mão. rsss

    Responder
  9. Dagoberto
    15 de setembro de 2014 at 13:53 (6 dias ago)

    Boa Tarde! Primeiramente adorei o post, e gostaria de perguntar como é a estrada de Santiago até Valle Nevado no verão? Dá pra ir sem as correntes? É perigoso? Pois alugarei um carro pra ir até Valle Nevado em Dezembro.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      15 de setembro de 2014 at 15:05 (6 dias ago)

      Olá Dagoberto!
      Em dezembro é verão, então não tem neve. Se você for nessa época, provavelmente vai encontrar o mesmo clima que eu encontrei quando fui no carnaval.
      Contei sobre a estrada nesse post aqui, dá uma olhada: http://finestrino.com.br/dirigindo-na-montanha-valle-nevado/
      Como não tem neve, não precisa de correntes e com relação à ser perigoso, é só ir com bastante atenção que tudo vai sair bem. O único perigo é você querer parar a cada 100 metros para admirar a paisagem e tirar muitas fotos. Hehehe
      Boa viagem!

      Responder

Leave a Reply